Como a prática esportiva prepara os melhores líderes

“Mente sã em corpo são”. A famosa frase atribuída ao poeta Juvenal, na era romana antes de Cristo, tem um significado cada vez mais latente para quem busca uma vida melhor em todos os aspectos. E nos negócios não é diferente. 

A relação entre a prática de exercícios físicos e a liderança eficaz em ambientes empresariais é motivo de estudos já há alguns anos. O que os dados demonstram é que esses líderes envolvidos regularmente em atividades físicas não apenas melhoram sua saúde, mas também aprimoram habilidades de liderança. 

Aqui, no Grupo Educavix, nós sabemos muito bem os efeitos positivos dessa conexão. Além dos sócios, Luciana Roberty e Kleber Alves, a equipe de colaboradores, é adepta de práticas esportivas regulares. 

Nesse artigo, nós aproveitamos para conversar com um capixaba que ganhou reconhecimento nacional por seu negócio e que já participou de provas de Ironman, um desafio para corpo e mente. 

Mudança de paradigmas

Ter resiliência no esporte e aplicar também nos negócios. Quem sabe muito bem os efeitos positivos dessa prática é o empresário, Leandro Freitas, CEO da Borracharia do Leandro, que inovou o negócio e ganhou repercussão nacional ao participar do programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. 

Mas para chegar aonde está, ele precisou mudar o jogo. Isso foi possível através do Ironman, que consiste em provas de Triathlon com natação, ciclismo e corrida, de muita resistência. 

Leandro pontua alguns pontos que considera de extrema importância tanto para a vida, como para o esporte e os negócios. 

– “O primeiro é disciplina nos treinamentos para o Ironman, que se traduz diretamente na capacidade de estabelecer e seguir rotinas de trabalho eficaz”. 

– “O segundo é resiliência. Quem é esportista, como nessa prova de alta resistência e preparo, precisa ser resiliente.  Você passa mal várias vezes em diversas circunstâncias. Precisa acordar 4h30, quase todo dia para fazer esse treino, cuidar de filho, negócio, equipe e ainda fazer os treinamentos necessários. Quando você supera desafios físicos e mentais durante a prova, isso fortalece a sua capacidade de enfrentar as adversidades num ambiente empresarial”.

– “E o terceiro é o espírito, para superar e a mentalidade de nunca desistir”.

Liderança pelo exemplo, sempre

Assim, como Leandro Freitas, outros empresários com a liderança pelo exemplo, arrasta e atrai talentos.  

Kleber Alves sempre foi adepto do esporte, porém a virada de chave veio na pandemia. “Quando não podíamos estar na rua, mergulhei na leitura de alguns livros que me motivaram a acordar bem cedo e seguir firme nos esportes e aplicar tudo isso nos negócios, mesmo estando home office. Hoje pratico pilates, ciclismo, musculação e corrida”, lembra. 

Já para a sócia, Luciana Roberty, a prática esportiva veio como uma importante ferramenta para a sua recuperação de saúde, após um câncer. “Graças ao esporte, eu passei a livrar o corpo dos efeitos colaterais dos medicamentos e o excesso de dores, então resolvi virar de vez a chave. Passei a me dedicar cada vez mais, e como sempre amei o mar, vi na canoa havaiana a forma de potencializar o esporte na minha vida. Faço todos os dias, amo ver o sol nascer, ter contato com a natureza e ver esses resultados também na Educavix”. 

Vale salientar, que Luciana, Kleber e Leandro destacaram nessa conversa o networking criado a partir do esporte, encontrando as mais diferentes pessoas. 

E o que tudo isso tem a ver com liderança pelo exemplo? Tudo. 

Quanto mais o líder supera desafios no esporte, mais potencializa nos liderados, a forma de entregar e concluir suas missões. 

Leandro lembra que o Ironman o ensinou a lidar com o estresse e a pressão.  “Você aprende a ter foco, objetivos a longo prazo, que é crucial para tomada de decisão estratégica nos negócios”.

Outro ponto destacado por todos eles e já referenciado por especialistas é como o esporte ajuda na tomada de decisão. Aliás, decisões que precisam ser cada vez mais rápidas e eficazes, como no esporte. 

Em um comparativo, Leandro salienta que durante a competição, você precisa avaliar constantemente o seu desempenho. Se o coração está batendo rápido, está batendo devagar, se sua perna está dando câimbra, se está hidratado, se você não está. 

O mesmo vale para os negócios. Entender qual é a tomada de decisão.  “Se o atendimento está sendo perfeito, se não está sendo, se o retorno do serviço está sendo entregue, se não está sendo, se o cliente está satisfeito com o que você está entregando. E você tem que estar ali sempre fazendo essa medição ou então treinando os seus gerentes ou as pessoas responsáveis para fazer essa medição. Então isso influencia diretamente, nos resultados”. 

Planejamento e meta

E acredite: assim como nos negócios, no esporte você precisa ter metas e um planejamento estratégico. 

– Quantas horas para treinar todos os dias?

– Quais as metas e quanto tempo para sua equipe concluir?

– Metas anuais, semestrais, trimestrais, mensal, semanal?

“Os esportes de alto rendimento, com certeza, criam sinapses neurais para conciliar com o seu negócio”, reforça Leandro. 

E como aplicar isso?

Por meio de exemplo, de treinamentos, programas de desenvolvimento esportivos para a equipe, workshop de gestão de tempo e metas. 

Contrate para a sua equipe um treinamento específico, mostrando que a performance e o processo de evolução que você tem serão aplicados para a evolução deles na companhia e na vida pessoal.

Por fim, continue investindo na sua liderança nos esportes e nos negócios. Uma rotina de exercícios não é apenas uma escolha saudável, é também uma estratégia inteligente para aprimorar as habilidades de liderança e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

Você precisa de ajuda?

Entre em contato conosco agora!

Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

Curtiu o post? Compartilhe 👇

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram