(…) Felicidade é viver na sua companhia
Música Felicidade, interpretada por Seu Jorge
(…) é num fim de semana
Curtir uma praia bacana
Com um pôr do sol de arrasar
Pare o que está fazendo agora e responda a essa simples e ao mesmo tempo complexa pergunta: O que é felicidade pra você?
Se já tem a resposta, parabéns! E se não tem, há sempre tempo de buscar a resposta. O mais importante é encontrar o caminho para essa tal felicidade na vida pessoal e profissional.
Não é à toa que o assunto tem sido palco em diversos eventos. Recentemente, a equipe do Grupo Educavix, participou do Conexa H, evento promovido pela ABRH-ES (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e o tema mais abordado pelos palestrantes durante o congresso foi a tal felicidade.
Para mostrar como é possível ser feliz no trabalho e assim aumentar a produtividade e os resultados, o evento contou com a participação de Denize Savi, Diretora de Felicidade da Chilli Beans.
Sim, esse é um cargo novo em muitas corporações e ele está ligado a ESG – sigla para Environmental, Social and Governance ou em português: Ambiental, Social e Governança. Assunto que já tratamos no artigo “Entenda o que é a ESG e como impacta na sua empresa”.
Vale salientar que entre os objetivos da ESG no quesito Social está o de implantar melhorias para clientes, colaboradores, parceiros comerciais, enfim, toda a cadeia envolvida no negócio.
Essas práticas reconhecem a importância de tratar bem o ser humano, que dedica grande parte de seu dia à empresa. E nada melhor do que ter uma equipe feliz.
Em sua palestra e no bate-papo com a diretora do Grupo Educavix, Luciana Roberty, Denize enfatizou que o caminho para a felicidade começa com o autoconhecimento.
“Saber quem você é e o que espera da vida com certeza abre muitas portas”, afirma a empresária que tem levado novas experiências para a sua equipe e disseminado o conhecimento em palestras e entrevistas.
Como e por onde começar
Uma maneira eficaz de começar essa jornada é refletir sobre suas memórias mais felizes. Pergunte a si mesmo: Quais são suas memórias mais felizes?
Não precisam ser momentos grandiosos. Momentos simples, como tomar sorvete com seu filho num domingo à tarde ou um passeio na praia, podem ser igualmente valiosos.
Essa ação faz parte do exercício do autoconhecimento. É claro, que há muitas outras atividades, mas esse ponto de partida já abre a mente para refletir nas pequenas conquistas do dia a dia.
Somos cobrados a estar sempre felizes, e na realidade não é bem assim que funciona. Porém, ao acessar os momentos de felicidade despertamos o gatilho do quanto temos mais para agradecer do que para reclamar.
Talvez esse artigo esteja chegando naquele dia em que você não vê motivos para felicidade, não é mesmo? Respira – exercício para a vida – e agradeça por estar aí, tendo a oportunidade de viver.
Lembre-se também de estar próximo de quem você gosta. As pessoas que elevam sua energia, que contam boas histórias, que estão ao seu lado nos momentos difíceis e que te fazem rir.
Felicidade no trabalho
Denize ensina que felicidade no trabalho vai além de estar constantemente sorrindo. Afinal, todos temos dias atribulados.
Já não é de hoje que as pessoas buscam empregos que não apenas paguem suas contas, mas façam sentido para suas vidas. Ser feliz no trabalho é sobre encontrar um propósito, sentir-se valorizado e equilibrar a vida pessoal e profissional.
“Empresas que promovem a felicidade corporativa ajudam os colaboradores a enfrentarem desafios com mais resiliência”, diz Denize.
E além de ter o colaborador mais feliz, as empresas sentem os reflexos na produtividade e na qualidade do trabalho, como mostram esses dados:
- 89% dos profissionais felizes são mais produtivos.
- 75% dos profissionais felizes trabalham melhor em equipe.
- 65% dos profissionais felizes são mais leais às suas empresas.
Promova a felicidade no trabalho
Autoconhecimento: Incentive os colaboradores a refletirem sobre suas metas e valores pessoais.
Ambiente Positivo: Crie um ambiente de trabalho acolhedor e respeitoso.
Propósito: Ajude os colaboradores a verem o impacto do seu trabalho e como ele contribui para algo maior.
Equilíbrio: Promova políticas que ajudem a equilibrar a vida pessoal e profissional.
Redução de Estresse: Ofereça recursos e apoio para gerenciar o estresse.
Felicidade é
Promover a felicidade no ambiente de trabalho não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para o bem-estar dos colaboradores e o sucesso da empresa.
Ao equilibrar a balança entre a vida pessoal e profissional e fomentar um ambiente positivo, todos saem ganhando.
Por fim, deixamos um convite para avaliar o clima dentro da organização. O Grupo Educavix conta com esse serviço que é capaz de fazer a diferença e trazer a felicidade para você e sua equipe.
Agende uma conversa e vamos juntos nessa jornada!