As relações de trabalho e negócios têm evoluído de forma crescente e um dos termômetros dessas mudanças pode ser vista nos espaços compartilhados, os chamados coworkings.
O modelo de escritório, que surgiu nos Estados Unidos em 2005 e chegou ao Brasil em 2008, mostra-se como uma solução para todos os tipos de negócios: pequenos, médios, grandes e até startups. E entre as principais razões pela escolha do brasileiro estão: redução dos custos e networking.
Um levantamento feito pelo Sebrae identificou uma economia de 60% nos gastos com aluguel de ponto comercial e de mobiliário para quem opta em levar os negócios para esses espaços.
E podemos afirmar que essa é uma ótima opção para quem quer dar os primeiros passos ou mesmo está buscando interações e uma nova forma de gerir os negócios.
Confira mais nesse artigo e nas dicas para escolher o local.
Características
O compartilhamento de espaços e o modelo informal fazem parte dos coworkings pelo mundo. Em um mesmo local é possível encontrar os mais diferentes profissionais e das mais variadas áreas.
De freelancer a empresas de grande porte que buscam:
– Flexibilidade e Praticidade: podem usar em diversos dias e horários;
– Economia: não há necessidade de investir em estrutura física e mobiliário;
– Interação: a proximidade permite interagir com outras empresas, compartilhar experiências, ideias, projetos e realizar o networking.
Exemplo
Para o empresário Erik Lorenzon, proprietário do coworking Na Capital, em Vitória, a modalidade de coworking continua sendo uma tendência de mercado. “Especialmente para quem está começando, que pode ter custos menores e contratos flexíveis. Sem contar com as relações de negócios que são criadas nesse tipo de ambiente”, avalia.
De sua experiência, Erik chama atenção para um fato que considera determinante no sucesso dos coworkings no Brasil: a praticidade. Isso porque nesse modelo de trabalho, existe uma grande comodidade em questões que demandam tempo e dinheiro para os empresários, tais como: local, arquitetura, mobiliário, limpeza, provedor de internet, entre outros.
“No coworking a pessoa já encontra toda a estrutura pronta. É só entrar com o pessoal e pronto”, pontua. E complementa que isso faz com que seja mais prático iniciar o seu trabalho como MEI, ME e Startups ou expandir o seu negócio em uma nova praça, no caso de empresas maiores, por exemplo. Além de serem menos burocráticas e econômicas.
Uni duni tê, o escolhido foi…
Não é a velha brincadeira de criança. A escolha do coworking que atende as necessidades do seu negócio e de sua equipe exige uma avaliação.
No caso do empresário Erik, ele optou em montar o espaço em um bairro nobre da capital capixaba e que reúne diversas facilidades, o que também dá agilidade aos usuários.
Confira uma lista de itens a serem avaliados.
- Espaço para suas necessidades: é a primeira e mais importante avaliação. Lembre-se de verificar se o seu tipo de negócio se encaixa no espaço que está escolhendo.
- Faz muitas reuniões? Se sim, verifique a possibilidade de acontecerem nesse local e se pagará a mais por isso.
- Seu cliente está aberto a te visitar em um coworking? Parece bobagem, mas há aqueles que preferem um escritório tradicional.
- Você necessita de endereço fiscal e corporativo? Essa possibilidade é permitida em alguns coworkings.
- Internet veloz e secretária são essenciais para você? A maioria dos espaços já contam com esses dois serviços.
- Avalie o custo-benefício: é hora de pesar na balança além dos custos físicos, outros como: transporte, combustível, estacionamento, tempo de deslocamento.
- Convívio com outras pessoas: os espaços compartilhados têm regras para a boa convivência. Por isso é bom conhecê-las e ver se adaptam ao seu tipo de negócio.
- Networking é o que você precisa? Ao conviver com outras pessoas as possibilidades de networking crescem e surgem novas ideias e projetos.
Agora é com você! Visite os espaços, conheça seus diferenciais e escolha o que melhor se adapta ao seu caso e bons negócios.
Se quiser saber um pouco mais sobre o futuro do trabalho e das empresas, acesse outros conteúdos que estão no blog.