O que toda empresa deseja é contratar os melhores profissionais para ocupar as vagas disponíveis. A princípio esse é o melhor dos mundos, porém dar a oportunidade para quem ainda não tem muita experiência pode ser vantajoso para ambos os lados.
Nesse contexto não podemos deixar de falar dos impactos que a pandemia ainda ocasiona no mercado de trabalho. São milhões de brasileiros desempregados e que não veem perspectivas de uma nova ocupação. Do outro lado, temos empregadores que querem contratar, mas ainda não tem uma cultura de abrir-se para o novo.
E quando falamos em novo, nos referimos em gerar a oportunidade para quem ainda está se qualificando ou mesmo deseja ter mais conhecimento e experiência para mostrar o seu talento.
Muitas vezes acreditamos, por conta de estereótipos, que os trabalhadores são todos iguais. No entanto, vemos que há uma grande parcela que só necessita de uma chance, pois estão cheias de disposição e vontade de aprender. E isso para o empresário sempre “enchem os olhos”, concorda?
Benefícios
Conforme falamos no título desse artigo há muitos benefícios para os empregadores dispostos a contratar esses trabalhadores. Vamos as principais delas.
1 – Identificar talentos: o currículo é a porta de entrada, mas é no processo seletivo feito por empresas qualificadas que se descobrem os talentos. Os perfis comportamentais e as competências são primordiais na descoberta desses talentos.
2 – Motivação: muito mais do que pagar as contas, o empregado quer mostrar o seu talento e conhecimento. Ao dar uma oportunidade você o motiva a mostrar que é bom e está disposto a crescer junto com a empresa.
3 – Vestir a camisa: o termo já não é novo, mas o que todo empregador deseja é que o funcionário ‘vista a camisa’ e represente bem o negócio. Ao dar essa chance, você também constrói um relacionamento de confiança e alinhamento coma cultura da empresa.
4 – Colaboração: quem estende a mão deseja também que o outro colabore nessa jornada. Portanto, ao abrir vaga para quem ainda não tem a formação ou experiência que a empresa tanto procura, o que se espera é que ela também colabore.
5 – Ensino: se as pessoas com menos experiências profissionais fazem parte da sua companhia nada mais justo que contribuir para o aperfeiçoamento com treinamentos e cursos. Aliás, os mesmos podem ser para a formação técnica, mas também para a melhora do ser humano.
6 – Plano de cargos e salários: para quem teve a oportunidade de ocupar uma vaga ter a chance de crescer na companhia é mais um estímulo. O plano de cargos e salários mostra também o desenvolvimento da organização.
E finalmente, invista em empresas especializadas em processos seletivos por competências para te ajudar a descobrir os talentos que só querem uma oportunidade.
Esperamos ter ajudado e para saber mais sobre o Grupo Educavix, acompanhe o nosso Instagram.