RH: Como está o coração da sua empresa?

Quando pensamos na saúde de uma empresa, muitas vezes nos concentramos no financeiro, operacional ou no administrativo, deixando o setor de Recursos Humanos (RH) em segundo plano. 

No entanto, o RH é como o coração da organização: ele bombeia o que é mais valioso: as pessoas. E sem ele, a empresa simplesmente não funciona. Imagina só o que aconteceria se o coração parasse?

E, assim como precisamos cuidar do nosso coração para manter uma vida saudável, é essencial monitorar a ‘saúde’ do RH para garantir que ele esteja funcionando de forma eficaz, alinhado às necessidades do negócio e das pessoas.

Convidamos você a fazer uma ‘anamnese’ do coração da sua empresa e refletir sobre a sua importância para o sucesso.

Recrutamento e plano de carreira: o fluxo sanguíneo do coração

Contratar as pessoas certas é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Não se trata apenas de habilidades técnicas, mas de encontrar talentos que se encaixem com a cultura organizacional. 

Pense no recrutamento como o fluxo sanguíneo do coração: sem uma boa circulação, o corpo todo sofre. 

O processo de recrutamento e seleção está mais ágil, porém para que esse fluxo ocorra sem interrupções nas ‘artérias’, é preciso que todos os envolvidos estejam cientes. 

Isso engloba desde o departamento que solicitou a contratação, passando pelo RH e a empresa responsável por selecionar os candidatos, que bombeará o sangue de volta ao coração, ou seja, entregará os selecionados. 

Exercícios para fortalecer o coração

A equipe está completa, porém os resultados não estão compatíveis. Talvez seja a hora de estimular os demais órgãos desse corpo. 

Um RH que investe no desenvolvimento contínuo do time está construindo um ambiente de alta performance, onde todos se sentem valorizados e motivados.

Nesse caminho logo será possível ver aqueles que são como as pernas numa corrida e estarão à frente. E para que continuem assim será preciso estímulos. Podemos traduzir isso como um plano de carreira. 

Assim como miramos a reta de chegada de uma prova, o RH precisa manter o compasso para chegarmos até o final e isso se dá com estímulos claros para todos manterem-se engajados e produtivos.

Um coração em compasso com os colaboradores ajuda a criar planos de carreira que mostram o caminho de crescimento dentro da empresa, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Cultura organizacional: o batimento regular da empresa

Imagine que o coração está passando por uma arritmia cardíaca. Dentro de um negócio é como se um time fosse mais rápido e o outro mais devagar. 

Um coração saudável depende de uma cultura organizacional bem definida e integrada, promovendo um ambiente de confiança e colaboração. Esse é o trabalho do RH. 

Aqui no Grupo Educavix, já vimos por diversas vezes, vários corações descompensados, quase parando, porque não entendiam bem como estava essa tal cultura organizacional. 

Vale a pena ler os artigos que detalham mais sobre esse assunto. 

Alinhamento e monitoramento 

Com a tecnologia, o RH pode monitorar e otimizar processos, focando em decisões mais estratégicas. 

Há diversas ferramentas que permitem acompanham a saúde do time, como o coração que monitora e ajusta o fluxo sanguíneo conforme as necessidades do corpo.

Nessa sincronia, o RH precisa pulsar no mesmo ritmo que o restante da empresa, ou seja, alinhado às metas estratégicas.  

Por isso, o coração é o responsável por preparar o time para os desafios futuros, contribuindo diretamente para o crescimento sustentável do negócio.

Remuneração e benefícios: motivação como um impulso cardíaco

Assim como um coração precisa de energia para funcionar corretamente, os colaboradores precisam de incentivos. 

Programas de remuneração variável e benefícios oferecem aquele impulso extra, motivando o time a se esforçar e atingir melhores resultados. Portanto, não negligencie esse exame. 

E falando em exames, vamos ao check-up do coração, ou melhor, do RH. 

Quanto mais cuidado, frequente e preciso são os exames, melhores são os resultados. Não espere por avaliações anuais para não ser pego de surpresa. 

E como está o coração da sua empresa?

Após a consulta com o seu doutor Grupo Educavix, é hora de fazer os exercícios e, se necessário, tomar as medicações certas. 

O RH quando bem cuidado, é capaz de impulsionar o crescimento, melhorar a performance e garantir que sua organização esteja preparada para o futuro. 

Afinal, uma empresa de sucesso é como um corpo saudável e tudo começa com um coração forte.

Você precisa de ajuda?

Entre em contato conosco agora!

Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

Curtiu o post? Compartilhe 👇

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram