Sua empresa está pronta para começar o ano?

Imaginamos que você tenha achado estranho essa pergunta quando já estamos quase no final do primeiro trimestre do ano, mas a verdade é que muitas empresas ainda acreditam que o ano só começa após o Carnaval. 

Isso é um mito e nesse artigo nós vamos te mostrar como mudar esse quadro e ter mais resultados ao longo do ano. 

Planejamento = organização

Em uma breve pesquisa é possível verificar que as maiores corporações iniciam o planejamento estratégico com no mínimo seis meses de antecedência. E faz todo o sentido. Veja o exemplo do setor de vestuário. 

Observe que as tendências de cores, padronagens, modelagens são levadas para as passarelas e eventos com pelo menos um ano de antecedência. Mas antes disso, os estilistas já estão fazendo suas pesquisas. 

Enquanto estamos aqui curtindo o Verão 2023, os maiores players do mercado estudam e apontam o que estará em alta no Verão 2024 e até 2025. O mesmo acontece nos setores da construção, automotivo e outros. 

Outro fator preponderante e que contribui para um planejamento mais assertivo é a avaliação do mercado e tendências futuras. Das macro às micro tendências, todas impactam o negócio de alguma forma. 

Desde as mudanças políticas, econômicas, ambientais e até mesmo o comportamento dos usuários e do nosso público interno, os colaboradores. 

Nesse ponto, reforçamos a necessidade do empresário estar antenado no que está acontecendo. Seja da leitura de sites de notícias local, nacional, especializados – o que inclui os nossos e-mails com diversas informações relevantes -, e participando de grupos empresariais para troca de experiências e outras visões. 

Flexibilidade

Embora o planejamento, geralmente, seja realizado antes do início do ano, é possível fazer ajustes e revisões em qualquer momento de 2023. 

Na verdade, a flexibilidade e a capacidade de adaptação são aspectos importantes do processo.

Mudanças internas de equipe, gestão ou processos influenciam na organização e requerem alterações no plano. Há casos em que tudo isso deverá ser visto de ponta a ponta do processo. Dois exemplos recentes são os das Lojas Americanas e da Google. 

Portanto, reforçamos que o planejamento traça o caminho, mas é preciso estar aberto a mudanças na rota. 

Passo a passo 

E para ajudar você e sua equipe, fizemos esse passo a passo que dará o norte em qualquer momento do ano.

Passo 1: Situação atual

Avalie o desempenho da sua empresa nesse momento. Identifique quais foram os pontos fortes e que precisam de um aprimoramento do ano anterior, quais foram as oportunidades aproveitadas e quais foram as ameaças enfrentadas. Analise também a concorrência e o mercado em que sua empresa está inserida. Seja sincero, sem medo. 

Passo 2: Defina objetivos e metas

Com base no passo 1, defina objetivos e metas claras e específicas para o ano em curso. Certifique-se de que estejam alinhados com a visão e os valores da empresa.

Passo 3: Elabore um plano de ação

Defina um plano de ação detalhado para alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Identifique quais são as ações prioritárias e estabeleça um cronograma para executá-las.

Passo 4: Monitore e avalie o progresso

Acompanhe o desempenho da empresa regularmente e avalie se as ações planejadas estão sendo executadas de acordo com o que foi proposto. Se necessário, faça ajustes e revisões no plano de ação para garantir que ele continue alinhado com os objetivos e metas estabelecidas. Orientamos que uma revisão rápida a partir dos resultados mensais é a mais adequada. 

Passo 5: Comunique o plano estratégico

Certifique-se de que todos na empresa estejam cientes do plano estratégico e do papel que cada um deve desempenhar. A linguagem deve estar clara para todos. De nada adianta ser muito bonito no papel, mas os colaboradores não estarem engajados. 

Passo 6: Planejamento estratégico para o próximo ano

Como você está lendo esse artigo após o carnaval, não custa reforçar que mesmo as escolas de samba mostram uma organização exemplar. Assim, algumas semanas após o desfile elas já se planejam para o ano seguinte. Siga esse exemplo.  

Vale destacar que nós já falamos sobre planejamento estratégico nesse artigo aqui. Dê uma lida e veja que há mais orientações sobre modelos de planejamento. 

Por fim, lembre-se de incluir o Recrutamento e Seleção, pois o maior ativo de qualquer negócio são as pessoas. Ao ter os melhores colaboradores, o caminho para os resultados traçados fica mais fácil e leve. 

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Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

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