Você se considera um Workaholic?

Era uma vez um profissional chamado Kleber Alves. Adorava o que fazia. Era um administrador talentoso e criativo, e seu trabalho era sua paixão. Desde o momento em que acordava até a hora de dormir, ele pensava na empresa. 

Porém, um dia uma luz acendeu no painel da vida.  Era chegada a hora de reequilibrar a vida pessoal e profissional. Isso não é um conto de fadas, mas a vida real de milhões de pessoas. 

Se você se identificou só com esse início da história, continue a leitura e descubra como o bem vence o mal. 

Alerta ligado

Formado em Administração, com três pós-graduações e passagem por uma importante multinacional, Kleber sabia muito bem a importância de ter metas, planejamento e todas as estratégias necessária quando se resolve empreender. 

Por isso mesmo quando entrou de cabeça no negócio, passar até 16 horas mergulhados no trabalho era algo comum. “Quando decidi empreender, entendi que o esforço iria ser maior do que estava sendo em toda minha carreira. Tem um momento em que é preciso tomar essa decisão”, relembra.

Para ele, cada novo processo é ainda uma oportunidade de se superar e mostrar ao mundo do que era capaz.

No entanto, o empresário viu a necessidade de aprimorar a gestão do seu tempo e aprender a dizer não, a fim de ter mais qualidade de vida pessoal e profissional. 

Mudança de postura

Foi a partir de tudo o que vivia, mas sem perder o foco na empresa e nas metas definidas, que o fundador do Grupo Educavix, fez uma mudança de postura. 

Aqui, ele compartilha um pouco desse aprendizado. 

– Reorganizou a sua agenda de compromissos pessoais e profissionais, fez curso de gestão do tempo, entre outros.  

– Aprendeu a dizer Não. 

– Priorizou atividades de lazer que antes eram relegadas a um segundo plano e, com isso, resgatou a sua qualidade de vida e os relacionamentos familiares e sociais que tinham ficado desgastados.

– Colocou os cuidados da saúde entre suas ações diárias. Dos cuidados com a alimentação até o exercício físico. 

À medida que fez essas e outras mudanças, ele começou a se sentir mais feliz e realizado. Percebeu que não precisava sacrificar sua saúde e felicidade em prol de sua carreira e negócio. Aprendeu que é possível ser apaixonado pelo trabalho sem se tornar um escravo dele.

Hoje, é um exemplo de como é possível encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. 

Continua a ser apaixonado pelo seu trabalho, mas agora ele sabe quando é hora de desligar e aproveitar a vida fora do escritório. 

Aprendeu que sua saúde mental e felicidade são tão importantes quanto sua carreira, e ele está determinado a não deixar o workaholismo atrapalhar seu bem-estar.

Sinais de alerta

Um workaholic é alguém que é viciado em trabalho. Segundo os especialistas, essas pessoas têm dificuldade em se desconectar, mesmo nos momentos de descanso. 

Sacrificam sua vida pessoal e social em prol de suas carreiras, muitas vezes sem perceber as consequências negativas desse comportamento.

Mas há outros sinais que merecem atenção.  

– O expediente dos workaholics é bem parecido com algumas conversas e grupos de WhatsApp, sem hora e lugar, nunca param. 

– Mesmo nos momentos de lazer, estão pensando em novos projetos. 

_ Final de semana, feriado, o que é isso? Estender a jornada de trabalho por mais de 12 horas de forma constante. 

– São os primeiros a chegar e os últimos a saírem do trabalho. 

– Adoram levar trabalho para casa.

– A família é importante, mas o trabalho para a maioria dos workaholics está acima de tudo. 

– São perfeccionistas e buscam os detalhes. Podem repetir a tarefa diversas vezes para atingir o mais alto nível. 

– A saúde física e emocional não está na lista de prioridades. 

Recado para workaholistas

“Seu volume de trabalho tem que ser equivalente ao que se quer construir. Para construir uma casa de dois quartos é necessário um esforço, mas para construir um prédio, a dimensão é outra. Quando olhamos para nossos desejos, nossas ambições, cada pessoa terá um volume de entrega diferente. E isso está ligado diretamente aonde queremos chegar, o que queremos conquistar”, ensina Kleber. 

Ele complementa esse recado lembrando que mesmo funcionário júnior ou sênior, empresário iniciando ou que está há mais tempo na estrada é importante é entender aonde quer chegar e quais são os sacrifícios necessários para alcançar seu objetivo. 

Por fim, destaca que é preciso “aprender a agradecer a Deus, curtir as etapas e celebrar sempre que possível ao lado de quem a gente ama, nossa família que é a base de tudo”.

Se você está com excesso de trabalho e sem tempo para a vida pessoal e até para você mesmo, pode ser o momento de ampliar sua equipe e delegar as tarefas. Que tal terminar bem essa história com o trabalho?

Clique aqui e veja como o Grupo Educavix pode te ajudar no recrutamento e seleção dos melhores profissionais. 

Você precisa de ajuda?

Entre em contato conosco agora!

Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

Curtiu o post? Compartilhe 👇

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram