No último ano e meio, milhões de trabalhadores de vários setores em todo o mundo aderiram a um êxodo em massa do local de trabalho. Muitos tentaram explicar o êxodo em massa, mas os relatórios indicam que pode ser devido a salários inadequados, progressão limitada na carreira, mau equilíbrio entre vida pessoal e profissional, insatisfação geral com a gestão ou com a empresa e inúmeras outras razões.
A pandemia da COVID-19 desencadeou o que é chamado de “Grande Renúncia”, reconfigurando o mercado de trabalho. No TikTok, os usuários popularizaram expressões como “demissão discreta” e “ajam de acordo com seu valor salarial”, à medida que os trabalhadores encontram apoio entre aqueles que compartilham a sensação de não serem devidamente reconhecidos em seus empregos.
À medida que os funcionários decidem o que é certo para eles, os empregadores têm de reconsiderar o que realmente faz valer a pena trabalhar na sua empresa. Se você acha que sua empresa corre o risco de perder os melhores talentos, ou se já começou a perder seus melhores funcionários devido à Grande Demissão, provavelmente é hora de considerar algumas estratégias de retenção de funcionários. Aqui estão 7 estratégias eficazes para aumentar a satisfação dos funcionários no trabalho e ajudá-lo a manter seus melhores funcionários.
1. Ofereça salários-base competitivos ou salários por hora
A principal prioridade para garantir que seus funcionários se sintam valorizados é oferecer um salário justo e adequado em reconhecimento ao sacrifício e esforço que dedicam ao trabalho. A remuneração adequada é, de longe, o fator mais crucial nesta lista; a retenção eficaz dos funcionários é praticamente impossível sem uma compensação que corresponda ao valor do trabalho deles.
É fundamental que os trabalhadores recebam uma remuneração justa pelo tempo e esforço que dedicam ao trabalho, permitindo-lhes satisfazer as despesas de vida na região onde residem. Além disso, seus salários devem ser ajustados regularmente para acompanhar a inflação e recompensar adequadamente o crescimento de suas habilidades e experiência. À medida que suas responsabilidades aumentam, a recompensa salarial também deve aumentar.
O primeiro passo para oferecer aos seus funcionários o salário certo é determinar o salário digno em sua área. Tenha em mente que, embora o salário-mínimo seja atualmente de R$ 1.320,00 os relatórios mostram que esse valor está abaixo do necessário. De acordo com a Constituição, que determina que o salário-mínimo deve atender às necessidades de um trabalhador e sua família, em julho, o valor necessário para sustentar quatro pessoas deveria ser de R$ 6.528,93.
A segunda etapa envolve a pesquisa sobre o que sua concorrência está oferecendo em termos de salários e os aumentos que estão concedendo. Se não oferecer salários competitivos em comparação com seus concorrentes, corre o risco de perder seus funcionários mais talentosos. Nesse caso, funcionários com desempenho inferior podem ocupar suas posições, resultando em custos substancialmente mais elevados a longo prazo do que o investimento em salários mais elevados para seus principais funcionários.
Contratar e treinar um novo funcionário é consideravelmente mais oneroso do que conceder um aumento salarial a um funcionário já existente. De acordo com estimativas da Society for Human Resource Management, substituir um funcionário pode custar de seis a nove meses de seu salário, levando em conta os custos relacionados à recrutamento, contratação e treinamento. Por exemplo, substituir um funcionário que ganha R$ 60 mil por ano pode custar entre R$ 30 mil e R$ 45 mil, sem mencionar a significativa perda de produtividade, receita e fluxo de trabalho durante o processo de contratação e treinamento.
2. Deixe seus funcionários trabalharem em casa
Conforme o “Future of Workforce Pulse Report” da Upwork, prevê-se que, em 2025, 36,2 milhões de americanos estejam trabalhando remotamente, representando um aumento de quase 90% em comparação com o período anterior à pandemia de COVID-19. O trabalho remoto não só oferece a conveniência de reduzir a disseminação de doenças, mas também tem demonstrado aumentar a satisfação e a produtividade dos funcionários. Com a tecnologia moderna, é viável trabalhar em casa, seja em tempo integral ou parcial, em diversas áreas profissionais.
Embora seja necessária mais pesquisa para avaliar os efeitos de longo prazo do trabalho remoto, o relatório da Upwork destaca benefícios como a diminuição de reuniões desnecessárias, flexibilidade de horários, eliminação das deslocações diárias, redução de distrações e maior autonomia. Quando os funcionários são liberados da necessidade de enfrentar o trânsito, lidar com preocupações familiares ou perder produtividade devido a problemas de programação ou reuniões longas, eles tendem a ser mais eficientes e satisfeitos.
Embora o trabalho remoto possa não ser uma solução permanente para muitas empresas, à medida que um número crescente de americanos retorna aos escritórios, oferecer opções flexíveis de trabalho em casa pode servir como um incentivo para reter os melhores talentos a longo prazo em sua empresa.
3. Ofereça flexibilidade de horários e redução de jornada de trabalho
Além de promover o trabalho remoto, pesquisas realizadas pela Society for Human Resource Management demonstram que empresas que proporcionam opções de horários mais flexíveis conseguem reter funcionários de forma mais eficaz. Mesmo antes de a pandemia tornar o home office uma prática comum, um estudo de 2019 revelou que quase dois terços dos trabalhadores se sentiam mais produtivos fora de um ambiente de escritório tradicional, devido a menos interrupções, distrações e deslocamentos. A criatividade não é algo que pode ser ligado e desligado a qualquer momento. Portanto, oferecer flexibilidade de horários aos funcionários incentiva-os a escolher os momentos em que são mais eficazes e produtivos para se concentrar no trabalho.
Além disso, além de fornecer horários flexíveis, a redução das horas de trabalho por dia ou por semana pode, na verdade, aumentar a produtividade dos funcionários e melhorar a retenção de talentos. Um estudo de 2014 conduzido pela Universidade de Stanford revelou que a produtividade diminui acentuadamente quando um trabalhador ultrapassa 50 horas de trabalho por semana. Embora muitas vezes se acredite que os “viciados em trabalho” que chegam cedo e saem tarde são os mais dedicados e produtivos, isso nem sempre é verdade, especialmente se grande parte da produtividade nessas horas extras for perdida devido ao esgotamento e à fadiga.
4. Incentive e promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O quarto item da nossa lista de estratégias-chave de retenção para empresas é incentivar e promover um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional – não apenas para seus funcionários, mas para você também. Especialmente depois de a pandemia ter alterado drasticamente a forma como os funcionários valorizam o trabalho, cada vez mais trabalhadores citam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como a razão pela qual consideram novos empregos ou a razão pela qual recusaram oportunidades. Esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional poderia ocorrer por meio de trabalho remoto, horários flexíveis ou jornadas de trabalho reduzidas, conforme mencionado acima, ou atos mais simples, como incentivar os funcionários a não verificar e-mails ou responder perguntas de trabalho por telefone, a menos que estejam no trabalho. Respeitar o tempo de ausência dos funcionários no trabalho é fundamental para manter uma relação de trabalho saudável com eles.
5. Reconheça e recompense seus funcionários pelo trabalho realizado
Os funcionários que se sentem devidamente reconhecidos e recompensados pelos locais de trabalho são muito mais fáceis de reter a longo prazo, mas estudos também mostram que esses funcionários trabalharão mais arduamente e serão mais produtivos. Infelizmente, mais de 80% dos funcionários americanos dizem que não se sentem reconhecidos ou recompensados. Um relatório do Brandon Hall Group descobriu que as empresas que priorizam o reconhecimento de seus funcionários várias vezes por mês têm 41% mais probabilidade de ver um aumento na retenção de funcionários e 34% mais probabilidade de ver um maior envolvimento dos funcionários.
Existem inúmeras maneiras de reconhecer e recompensar seus funcionários, mas é importante priorizar o reconhecimento social e as recompensas monetárias. É bom não apenas ser reconhecido pelo nosso trabalho, mas também ser reconhecido publicamente, pois ajuda todos a saberem quando os outros também são apreciados. As recompensas financeiras, seja na forma de dinheiro, cartões-presente ou até mesmo outras vantagens, como folga remunerada, estão entre as recompensas mais importantes e mais bem-sucedidas que você pode oferecer a um funcionário. Considere também fazer perguntas abertas aos funcionários sobre o que eles gostariam em termos de recompensas.
Certifique-se de reconhecer seus funcionários não apenas pelos resultados, mas também pelos esforços. Às vezes, os projetos não são tão bem-sucedidos quanto esperávamos, os números não são alcançados ou os negócios não são fechados. Embora isso possa ser uma decepção, certifique-se de que seus funcionários saibam que, embora não tenham alcançado a meta, seu trabalho ainda é apreciado. Isso pode ajudar a incentivar seus funcionários a se esforçarem mais na próxima vez e apoiá-los quando, de outra forma, se sentiriam desesperados ou derrotados.
6. Crie uma cultura da qual os funcionários queiram fazer parte
Outra estratégia importante de retenção é criar uma cultura de trabalho da qual seus funcionários queiram fazer parte. Um estudo da Glassdoor de 2019 descobriu que a cultura de uma empresa é significativamente importante não apenas para os funcionários que estão considerando um emprego (77% disseram que considerariam a cultura de uma empresa), mas também para os funcionários que permanecem em seus empregos. Na verdade, quase dois terços dos funcionários citaram uma boa cultura empresarial como uma das principais razões pelas quais optaram por não sair.
O desenvolvimento de uma excelente cultura empresarial pode envolver a implementação de muitas das estratégias de retenção detalhadas nesta lista. Estes esforços podem incluir recompensar os seus funcionários não apenas pelo sucesso, mas também pelo esforço, criando uma missão significativa para a sua empresa e envolvendo os seus funcionários na tomada de decisões criativas sobre o presente e o futuro da missão da sua organização.
Também é importante garantir que o seu local de trabalho seja diversificado e inclusivo, especialmente para os membros das comunidades BIPOC (termo em inglês para Negros, Indígenas e Pessoas de Cor) e LGBTQIAPN+, que muitas vezes podem ter dificuldade em encontrar locais de trabalho onde se sintam seguros e bem-vindos. Um local de trabalho que respeite pessoas de todas as raças, origens, gêneros e orientações sexuais atrairá e reterá uma comunidade de talentos mais ampla, mais diversificada e melhor.
7. Crie o envolvimento dos funcionários
Uma das estratégias mais importantes para a retenção de funcionários é aumentar o envolvimento dos funcionários com a organização. Um funcionário descomprometido pode ter a moral mais baixa, causar perdas de produtividade e geralmente derrubar sua empresa. Certifique-se de dar voz aos seus funcionários, fazendo com que se sintam ouvidos e mostrando-lhes que suas opiniões são importantes.
Tente apresentar oportunidades para que seus funcionários se sintam seguros em dar feedback sincero. É provável que seus funcionários saibam mais sobre as melhores maneiras de realizar uma determinada tarefa do que você, se já a fazem há mais tempo, portanto, dar-lhes a oportunidade de se comunicarem e colaborarem em melhorias no fluxo de trabalho e no ambiente de trabalho ajudará os funcionários a se sentirem como se eles tivessem ajudado no desenvolvimento da cultura e garantindo que permanecessem engajados com a empresa.
Da mesma forma, não force o envolvimento desnecessário nem impulsione atividades destinadas a construir o envolvimento sem um objetivo ou solução específica em mente. Para os trabalhadores que não desejam participar em quaisquer atividades não relacionadas com o trabalho para o qual são pagos, a participação forçada em atividades sociais ou outras atividades não relacionadas com o trabalho pode ser um motivo para sair. Cada local de trabalho é diferente e nem todo local de trabalho exige os mesmos tipos de envolvimento dos funcionários. Uma das melhores maneiras de evitar esse problema é perguntar aos funcionários o que eles preferem.
Em um mercado de trabalho transformado pela “Grande Renúncia”, é crucial que as empresas ajam de maneira proativa para reter seus melhores talentos. Considerando as sete estratégias eficazes de retenção de funcionários apresentadas, é evidente que o reconhecimento do valor dos colaboradores, juntamente com a criação de um ambiente de trabalho flexível, inclusivo e comprometido, são passos essenciais para as empresas prosperarem em 2024. À medida que a força de trabalho evolui, as empresas que se adaptam a essas mudanças e demonstram um genuíno compromisso com o bem-estar de seus funcionários estarão mais bem posicionadas para reter talentos valiosos e alcançar o sucesso a longo prazo. Portanto, é fundamental que as empresas compreendam e adotem essas estratégias como parte integral de sua abordagem para o futuro.
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