Como parar de perder clientes

Cliente chega ao balcão e aguarda enquanto o atendente está distraído no celular.

Com licença, eu vim buscar a camisa que comprei na semana passada. Pedi um pequeno ajuste na manga. Disseram que estaria pronta hoje.

Atendente, levanta os olhos do celular com demora.

Ah, tá… só um minuto. Qual seu nome, por favor?

– José Antônio.

Atendente, procura sem pressa, finalmente pega a camisa e entrega ao cliente.

Cliente, examina a camisa e percebe um defeito na costura. 

– Espera, tem algo errado aqui. Pedi só um ajuste na manga, mas essa costura está toda torta e o tecido está puxado. Estragaram a camisa.

(Atendente, com descaso).

Hum… é, parece não ter ficado bom mesmo. Mas não é um grande problema, né?

Claro que é um problema! Essa camisa é nova, e agora está com defeito. Eu confiei que fariam um bom trabalho.

Bom, se quiser, posso tentar mandar para arrumar de novo, mas vai demorar alguns dias. Ou você pode levar assim mesmo.

Levar assim mesmo? Isso é inaceitável! Eu sempre confiei na loja, mas parece que agora não dão mais atenção aos detalhes. Não posso usar uma camisa com defeito!

Olha, peço desculpas, mas é o que temos. Posso ver se dão um desconto na próxima compra.

Isso é falta de respeito. Vou procurar outra loja que realmente valorize o cliente. 

Infelizmente esse é um caso real e observe como os detalhes, que para alguns podem ser irrelevantes, são preciosos para outros. 

A boa notícia é que sempre é possível parar de perder clientes e reverter a situação.

Relacionamento

O atendimento a um cliente é um relacionamento. E como em todo relacionamento que se preza, é essencial ter uma comunicação contínua e aberta. 

Um exemplo desse efeito é o marketing boca a boca. Um cliente insatisfeito fala para a família, amigos, vai para as redes sociais e dá o seu feedback. E para recuperar essa reputação será necessário muito trabalho.  Não podemos esquecer que esse mesmo cliente satisfeito também divulga a sua empresa para outras pessoas. 

Segundo Kleber Alves, Sócio Fundador do Grupo Educavix, Diretor de Negócios e Expansão, é essencial manter um canal de comunicação aberto e regular, onde o cliente se sinta ouvido e valorizado. “Isso significa que não basta apenas vender, é preciso estar presente antes, durante e depois da venda”.

Em sua experiência, a frente do Grupo, ele ressalta o quanto as respostas rápidas e personalizadas, criam um vínculo de confiança com seus clientes. 

A proatividade é outra peça fundamental desse quebra-cabeça, onde antecipar as necessidades e oferecer soluções antes dos problemas surgirem faz toda diferença.

Erros comuns 

Muitas empresas perdem clientes por descuidos, os quais poderiam ser facilmente evitados. 

1 – Pós-venda: Um dos erros mais frequentes é a falta de acompanhamento pós-venda. Fechou a venda? Agora nutra esse relacionamento. 

Um exemplo é a ação da Educavix, que envia a seus clientes todas as segundas-feiras, uma newsletter com atualizações relacionadas a negócios, em especial, sobre recrutamento e seleção.  

2 – Personalização: Tratar todos os clientes de forma genérica pode afastar aqueles que buscam um tratamento mais individualizado. 

Saber o nome ou perguntar o nome é básico. Entender quais são suas necessidades. 

3 – Prazo: Não cumprir prazos e promessas compromete a confiança, levando inevitavelmente à perda de clientes.

Seja realista e caso ocorra algum contratempo, avise. É melhor ser claro do que deixar o cliente ‘a ver navios’. 

Monitoramento

Quando a empresa começa a notar a perda de clientes, o ideal é sempre ter uma análise dos números por meio de aplicativos, planilhas ou outras ferramentas, e agir rapidamente. 

A primeira etapa é identificar as causas da insatisfação. E isso pode ser feito por meio de pesquisa de satisfação na própria loja, por e-mail ou ainda por mensagem em aplicativos de conversa. 

Há quem adote o cliente-oculto, a fim de verificar a real qualidade dos serviços e onde estão as falhas. 

Monitorar os comentários nas redes sociais e outras plataformas também é uma etapa necessária. É ali que o cliente manifesta sua satisfação ou não, sempre lembrando de dar respostas. 

Após isso, a empresa deve contatar os clientes afetados, oferecendo soluções e reparações. “Demonstrar o quanto você se importa e está disposto a corrigir os erros pode mudar a percepção do cliente e reconquistar sua confiança”, orienta Kleber. 

Esse tipo de abordagem mostra que a empresa valoriza seus clientes e está disposta a se esforçar para mantê-los.

Estratégias para fidelização e vender mais

Manter um cliente e aumentar as vendas para ele exige uma estratégia contínua de relacionamento e agregação de valor. 

– Programas de fidelização;

– Ofertas exclusivas;

– Envio de conteúdo relevante que resolva problemas específicos são algumas das táticas eficazes;

– Oferecer produtos ou serviços complementares, os quais se encaixem nas necessidades do cliente, pode aumentar as vendas

Kleber aponta que isso não só mantém o cliente engajado, mas também fortalece a relação, fazendo com que ele veja valor em continuar a compra.

Nosso exemplo

O Grupo Educavix se destaca no mercado pela personalização e proximidade com seus clientes. 

Além de oferecer serviços de qualidade, a empresa possui uma equipe altamente capacitada para entender as necessidades individuais de cada cliente. 

A transparência e o cumprimento rigoroso de prazos são fundamentais para garantir a fidelização dos clientes.

Para manter uma base de clientes sólida, a empresa investe em treinamento de equipe, tecnologia para aprimorar o atendimento e processos visando garantir a qualidade dos serviços. 

“Com essas estratégias, não apenas evitamos a perda de clientes, mas também criamos uma base sólida para um crescimento contínuo e sustentável”, finaliza Kleber.

E agora, você já sabe como tem tratado os seus clientes e como pode melhorar?

Você precisa de ajuda?

Entre em contato conosco agora!

Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

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