Como manter os bons colaboradores e os talentos da geração Z na sua empresa por mais tempo? Eis um assunto que muitas empresas se interessam. Mas nós vamos te ajudar. Continue a leitura!
Um novo tempo
Não faz muito tempo que, via de regra, um profissional se formava, algumas vezes fazia uma pós-graduação, mestrado ou doutorado e após conseguir um emprego, perfazia a sua carreira dentro de uma única empresa até a aposentadoria.
O profissional de hoje é diferente:
– Nasce familiarizado com a tecnologia;
– Busca movimentos e novos desafios;
– Está sempre se atualizando;
– Não fica muito tempo em uma mesma empresa.
É o novo perfil de colaborador, que traz desafios para os empregadores.
Nesse sentido, a empresa que oportuniza uma vaga de emprego precisa estar preparada para fornecer um ambiente de constante aprendizado e desafio para manter essa nova geração atraída a permanecer na empresa por mais tempo.
A possibilidade de utilização das diferentes tecnologias no dia a dia da empresa são um diferencial para esse novo perfil de colaborador.
Aliás, até parece que a entrevista de trabalho está sendo feita ao contrário, ou seja, é o colaborador entrevistando o empregador. E de certa forma é isso mesmo que acontece.
O mercado 4.0 abriu possibilidades inimagináveis até pouco tempo atrás. Juntamente com essas novas perspectivas tivemos novos desafios. Um deles é: a concorrência que era local, tornou-se nacional e agora é global.
Perfil
Um dos conselhos dos especialistas é conhecer o perfil de seus colaboradores. Isso evita a desmotivação, um dos piores sentimentos que sua equipe pode ter. E claro, garante que eles se mantenham na organização. Conhecer o perfil ajuda a entender como ofertar desafios aderentes às suas habilidades e competência. Permite aproveitar a pessoa certa na posição certa.
Existem consultorias de recursos humanos que podem ajudar sua empresa a conhecer e extrair o melhor de cada colaborador.
Liderança
Outro ponto a ser tratado com carinho é o da liderança. Um bom líder tem a tarefa de manter seus colaboradores motivados e dar o melhor exemplo sempre. Isso ajuda a reter os talentos, pois desenvolve as habilidades e competências de cada um.
Portanto, o líder necessita de aprimoramento contínuo através de treinamentos constantes para que consiga cumprir o seu papel, incentivando seus funcionários e valorizando o bom trabalho.
Recompensa
Embora a recompensa não precise ser necessariamente financeira, ter um plano estruturado e bem comunicado ajuda o funcionário a enxergar onde pode chegar. E ao contrário do que a maioria acredita, a recompensa deve vir pelas boas atitudes, não somente por bons resultados.
Isso faz com que o seu colaborador trabalhe positivamente e forneça ideias inovadoras independentemente de darem certo ou não. É o incentivo a criatividade e a inovação dentro da empresa.
Valorização do RH
Valorizar as ações do seu RH e entender cada vez mais o seu colaborador fará com que você consiga atender às suas metas, enquanto empresa. Por outro lado, é um atrativo para se manter o colaborador desse setor fundamental em qualquer organização.
Desafio x salário
Um ambiente desafiador, que estimula aprender e se desenvolver o tempo todo também faz diferença no momento do candidato se decidir em aceitar a proposta. E até mesmo para que ele queira continuar no negócio.
E obviamente que um salário competitivo dentro do mercado também é um diferencial de grande valor. Afinal de contas é isso que vai pagar os boletos. Os grandes talentos se sentem desmotivados se não são reconhecidos e recompensados, acabando por aceitar outros desafios.
Comente para nós: o que você fará de imediato para manter os talentos da nova geração?
Para saber mais sobre engajamento dos talentos, leia esse artigo https://grupoeducavix.com.br/blog/5-passos-para-aumentar-o-engajamento-do-seu-colaborador-neste-final-de-ano/
Aproveite para conhecer com selecionar os melhores talentos para sua equipe, conversando com a Educavix https://grupoeducavix.com.br/contato