Que existem líderes natos, ninguém discute. Todavia, grande parte das habilidades demonstradas por eles, como valores e visão estratégica podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa. Em uma pequena e média empresa, o dono, automaticamente, ganha o papel de líder do negócio.
E é essa liderança que desempenha um papel crucial para o futuro e sucesso do empreendimento e o interesse das pessoas em trabalhar na sua organização.
Aliás, nós já falamos sobre isso no artigo “Quer se destacar no mercado? Trabalhe em pequenas e médias empresas”.
Mas, você sabe quais características o empreendedor ou você mesmo que é funcionário precisa desenvolver para ser um bom líder? Nesse artigo, você verá 7 orientações para ser o líder de pequenas e médias empresas.
1 – Comunicação
Um bom líder deve se comunicar de forma clara e assertiva. E quando não tem essa habilidade, ele pode aprender. Há diversas formações que orientam para isso, a exemplo de cursos de oratória, comunicação não violenta, programação neurolinguística, perfis comportamentais. Portanto, invista tempo e dinheiro para ter a comunicação de liderança.
Com essas dinâmicas e aprendizados, você será capaz de criar o ambiente propício para a comunicação dos seus liderados. Eles não terão medo ou receio de expor o que pensam.
2 – Motivar e inspirar
É o exemplo que inspira e motiva uma equipe. O líder precisa demonstrar que tem ‘sangue nos olhos’ e vontade. Vale lembrar que isso não significa cobrar em excesso dos colaboradores, mas entender que eles são diferentes, porém entendem e querem seguir o mestre.
Outro ponto fundamental é abrir espaço para receber feedbacks sobre as decisões da empresa. Dessa forma, o líder encoraja sua equipe a desenvolver um trabalho mais seguro e confiante.
3 – Espírito de inovação e tradição
Estar conectado com as tendências do mercado, com a tecnologia faz parte do currículo de um líder empresarial. Ao mesmo tempo, ele deve honrar a tradição.
Assim, quando o negócio já existe há algum tempo é importante que o líder fale sobre isso e faça essa conexão com o presente e as perspectivas futuras.
Os mais jovens devem entender que os negócios enfrentam desafios e que os líderes já precisaram tomar decisões para chegar aonde estão e, portanto, conhecer o passado é tão necessário.
4 – Saber ouvir
Talvez um dos maiores desafios de um líder, mesmo para os de grandes corporações. Muitas vezes, é natural que o empreendedor, o diretor, o gerente, se feche no seu mundo de ideias e não aceite outros pontos de vistas. Mas é necessário fazer essa atividade.
E aqui, voltamos na primeira orientação sobre a comunicação. Muitos treinamentos ensinam sobre a arte de ouvir e estar aberto e isso gera resultados.
Para saber mais sobre comunicação interna, leia “Cuide da comunicação interna e melhore seus negócios”
5 – Visão estratégica
Podemos chamar também de ‘olhar fora da caixinha’, ou seja, ter a visão de um cliente, funcionário, parceiro, fornecedor. Afinal, como eles se comportariam se estivessem no seu lugar de líder?
Outra forma de complementar a visão estratégica é estar atualizado e fazer análise das tendências futuras. Foi assim que muitos negócios expandiram a atuação.
Leia sites especializados, artigos – temos conteúdos novos toda semana aqui no blog e no nosso LinkedIn (inserir o link do LinkedIn, na palavra LinkedIn). E participe de grupos empresariais e de liderança.
6 – Crie uma estrutura organizada
Além da liderança, uma estrutura organizacional – divisão das tarefas, coordenação, controladoria – bem definida é fundamental para o bom funcionamento das pequenas e médias empresas. Este tipo de estrutura torna a gestão dos recursos disponíveis mais eficaz e agiliza o processo decisório.
A definição clara das responsabilidades facilita a execução de tarefas, a comunicação interna e a coordenação entre os diferentes times. Ou seja, torna o trabalho do líder mais assertivo.
7 – Mostre a que veio
Para aqueles que acreditam que seu negócio ainda não chegou no nível ideal, é preciso começar a fazer as mudanças.
Assim:
- Seja claro e trace uma meta de onde quer que sua empresa chegue;
- Defenda a cultura e os valores do seu negócio;
- Comunique sua visão, missão e valores para os colaboradores;
- Trace um plano de ação;
- Exerça sua liderança.
Desenvolva uma cultura de liderança
Complementando as 7 orientações, lembre-se da cultura de liderança sólida, como vital para o sucesso a longo prazo.
Isso pressupõe não apenas ser e ter líderes capacitados, mas também estimular o desenvolvimento de lideranças em todos os níveis da organização.
Quando todos os membros da equipe estão alinhados com os valores e objetivos da empresa, é possível alcançar resultados excepcionais.
A melhor maneira de desenvolver a cultura de liderança é investir em programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores.
Além disso, é interessante incentivar a autonomia e a responsabilidade, dando a equipe projetos desafiadores.
Por fim, liderar, cuidar, treinar, estimular e valorizar quem está ao nosso lado nunca é demais. Afinal, elas também tendem a se tornar líderes dos seus negócios. Saiba mais, lendo esse artigo: “People Centric, a chave para o engajamento dos colaboradores”.
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