7 orientações para ser o líder de pequenas e médias empresas

Que existem líderes natos, ninguém discute. Todavia, grande parte das habilidades demonstradas por eles, como valores e visão estratégica podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa. Em uma pequena e média empresa, o dono, automaticamente, ganha o papel de líder do negócio.

E é essa liderança que desempenha um papel crucial para o futuro e sucesso do empreendimento e o interesse das pessoas em trabalhar na sua organização. 

Aliás, nós já falamos sobre isso no artigo “Quer se destacar no mercado? Trabalhe em pequenas e médias empresas”.

Mas, você sabe quais características o empreendedor ou você mesmo que é funcionário precisa desenvolver para ser um bom líder? Nesse artigo, você verá 7 orientações para ser o líder de pequenas e médias empresas. 

1 – Comunicação

Um bom líder deve se comunicar de forma clara e assertiva. E quando não tem essa habilidade, ele pode aprender. Há diversas formações que orientam para isso, a exemplo de cursos de oratória, comunicação não violenta, programação neurolinguística, perfis comportamentais. Portanto, invista tempo e dinheiro para ter a comunicação de liderança. 

Com essas dinâmicas e aprendizados, você será capaz de criar o ambiente propício para a comunicação dos seus liderados. Eles não terão medo ou receio de expor o que pensam. 

2 – Motivar e inspirar

É o exemplo que inspira e motiva uma equipe. O líder precisa demonstrar que tem ‘sangue nos olhos’ e vontade. Vale lembrar que isso não significa cobrar em excesso dos colaboradores, mas entender que eles são diferentes, porém entendem e querem seguir o mestre. 

Outro ponto fundamental é abrir espaço para receber feedbacks sobre as decisões da empresa. Dessa forma, o líder encoraja sua equipe a desenvolver um trabalho mais seguro e confiante.

3 – Espírito de inovação e tradição

Estar conectado com as tendências do mercado, com a tecnologia faz parte do currículo de um líder empresarial. Ao mesmo tempo, ele deve honrar a tradição. 

Assim, quando o negócio já existe há algum tempo é importante que o líder fale sobre isso e faça essa conexão com o presente e as perspectivas futuras. 

Os mais jovens devem entender que os negócios enfrentam desafios e que os líderes já precisaram tomar decisões para chegar aonde estão e, portanto, conhecer o passado é tão necessário. 

4 – Saber ouvir

Talvez um dos maiores desafios de um líder, mesmo para os de grandes corporações. Muitas vezes, é natural que o empreendedor, o diretor, o gerente, se feche no seu mundo de ideias e não aceite outros pontos de vistas. Mas é necessário fazer essa atividade. 

E aqui, voltamos na primeira orientação sobre a comunicação. Muitos treinamentos ensinam sobre a arte de ouvir e estar aberto e isso gera resultados. 

Para saber mais sobre comunicação interna, leia “Cuide da comunicação interna e melhore seus negócios

5 – Visão estratégica 

Podemos chamar também de ‘olhar fora da caixinha’, ou seja, ter a visão de um cliente, funcionário, parceiro, fornecedor. Afinal, como eles se comportariam se estivessem no seu lugar de líder? 

Outra forma de complementar a visão estratégica é estar atualizado e fazer análise das tendências futuras. Foi assim que muitos negócios expandiram a atuação. 

Leia sites especializados, artigos – temos conteúdos novos toda semana aqui no blog e no nosso LinkedIn (inserir o link do LinkedIn, na palavra LinkedIn). E participe de grupos empresariais e de liderança. 

6 – Crie uma estrutura organizada

Além da liderança, uma estrutura organizacional – divisão das tarefas, coordenação, controladoria – bem definida é fundamental para o bom funcionamento das pequenas e médias empresas. Este tipo de estrutura torna a gestão dos recursos disponíveis mais eficaz e agiliza o processo decisório.

A definição clara das responsabilidades facilita a execução de tarefas, a comunicação interna e a coordenação entre os diferentes times. Ou seja, torna o trabalho do líder mais assertivo.

7 – Mostre a que veio

Para aqueles que acreditam que seu negócio ainda não chegou no nível ideal, é preciso começar a fazer as mudanças. 

Assim:

  1. Seja claro e trace uma meta de onde quer que sua empresa chegue;
  2. Defenda a cultura e os valores do seu negócio;
  3. Comunique sua visão, missão e valores para os colaboradores;
  4. Trace um plano de ação;
  5. Exerça sua liderança.

Desenvolva uma cultura de liderança

Complementando as 7 orientações, lembre-se da cultura de liderança sólida, como vital para o sucesso a longo prazo. 

Isso pressupõe não apenas ser e ter líderes capacitados, mas também estimular o desenvolvimento de lideranças em todos os níveis da organização.

Quando todos os membros da equipe estão alinhados com os valores e objetivos da empresa, é possível alcançar resultados excepcionais.

A melhor maneira de desenvolver a cultura de liderança é investir em programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores. 

Além disso, é interessante incentivar a autonomia e a responsabilidade, dando a equipe projetos desafiadores.

Por fim, liderar, cuidar, treinar, estimular e valorizar quem está ao nosso lado nunca é demais. Afinal, elas também tendem a se tornar líderes dos seus negócios. Saiba mais, lendo esse artigo: “People Centric, a chave para o engajamento dos colaboradores”.

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Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

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