Sabe quando o chefe diz assim: “Preciso dar um feedback sobre o seu trabalho. Passe aqui na minha sala amanhã”. Isso dá arrepio em muita gente. A boa notícia é que dá para mudar essa cultura e torná-la uma ferramenta poderosa e aceita por todos.
Estigma
A cultura de feedback é uma prática comum em empresas de todos os portes, porém ainda há quem exercite essa prática de forma incorreta. Assim, ao invés de ser um retorno positivo, se tornou o terror de muitos colaboradores.
O estigma veio principalmente porque muitos líderes não estavam preparados para conversar com o funcionário.
Por outro lado, os líderes também não se mostravam abertos a ouvir o que pensava o colaborador sobre sua atuação e sugestões de melhoria na empresa. Como uma faca de dois gumes, o feedback foi distorcido de sua função original.
Mas nem só de más notícias vive essa cultura que tem se revelado uma ferramenta poderosa para a criação de um ambiente de trabalho saudável e propício à troca de opiniões, sempre construtivas — sejam elas positivas ou sobre pontos a serem melhorados. A sua adoção vem contribuindo no desenvolvimento dos negócios.
Caminho aberto ao diálogo
A cultura de feedback consiste em promover a comunicação aberta e constante entre líderes, colaboradores e equipes.
Ela cria um espaço onde as opiniões são valorizadas, o aprendizado é contínuo e as melhorias são incentivadas. Vejamos como essa cultura pode ser útil:
- Criação de um bom clima interno: permite que os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados. Quando as opiniões são levadas em consideração, a confiança e o engajamento aumentam, criando um clima de trabalho mais positivo.
- Desenvolvimento de Habilidades: contribui para que líderes e equipe identifiquem áreas de melhoria e aperfeiçoamento de suas habilidades. Isso resulta em times mais competentes e eficientes, o que é fundamental para qualquer organização.
Um ponto muito importante a ser desenvolvido é a liberdade para que todos apontem, sem julgamentos, as falhas e pontos a serem melhorados, de todos, inclusive dos gestores.
O colaborador precisa se sentir estimulado a expor as suas opiniões, sem medo de sofrer algum tipo de punição por parte da empresa, afinal o objetivo é fazer com que as pessoas falem e peneirar as ideias de forma que elas possam ser aplicadas em favor da empresa. Assim, todos ganham.
Na Educavix, essa cultura já é praticada e tem trazido ganhos excepcionais, não apenas financeiros, mas também de pessoal. O clima da empresa tem melhorado e todos são ouvidos de forma indistinta, promovendo a confiança e o engajamento dos colaboradores.
Benefícios do Feedback
- Proporciona maior proximidade entre o gestor e o colaborador;
- Dá mais confiança para o profissional. O feedback deixa o colaborador mais seguro, pois sabe que terá ferramentas para melhorar o seu desempenho;
- Ele dá a chance ao colaborador de tomar conhecimento sobre algo que não foi positivo, para que busque melhorar e não seja surpreendido com uma demissão;
- Reduz o turnover, pois a equipe tem chances de melhorar o seu desempenho e mostrar a seu gestor que o apoia;
- Faz da empresa um local melhor para se trabalhar, proporcionando um ambiente tranquilo e seguro. Dessa forma, a relação fica mais sólida.
Vantagens também para os gestores
Não são somente os colaboradores que se beneficiam com o feedback, os gestores também.
- Alinhamento da equipe com os objetivos da empresa;
- Aumento da produtividade;
- Motivação dos profissionais;
- Retenção de talentos;
- Economia;
- Melhora a relação entre gestores e equipe;
- Gestores mais atentos, identificando rapidamente necessidades e corrigem problemas com assertividade.
O que deve ser evitado
Assim como existem as atitudes corretas, é preciso ficar atento àquelas que precisam ser evitadas na hora do feedback, por exemplo:
- O feedback é profissional. Se policie para a conversa não perder o rumo;
- Seja específico e estruture corretamente o feedback;
- Evite citar nomes de pessoas que não estejam presentes no local;
- Os feedbacks construtivos devem ser aplicados de modo individual e não em público. Sempre;
- Prepare-se para aplicar o feedback;
- Não faça piadas;
- Não pode ser algo corrido. Reserve tempo;
- Jamais fale em tom punição ou castigo.
Feedbacks de acordo com o perfil comportamental
É importante que o gestor saiba identificar o comportamento de cada um de seus colaboradores, daí a importância de conhecer o perfil comportamental. Nós aqui do Grupo Educavix podemos ajudar você e sua empresa com a aplicações desses testes e a análise sobre o resultado.
Assim, utilizar a linguagem e tom de voz corretos para iniciar essa conversa é crucial para resultados.
Para Comunicadores: É mais positivo e tem habilidades mais racionais e informais. Desta forma, ter uma conversa mais assertiva e otimista é a melhor saída. Agindo assim, você conseguirá a atenção dele que absorverá melhor todo o conteúdo.
Para Analistas: São mais formais, preferem trabalhar individualmente e receber informações de forma direta. Via de regra, na conversa para o feedback, o analista já terá uma ideia do que existe de errado e o que precisa fazer para melhorar.Jamais faça essa ação na frente de outras pessoas. Eles detestam a exposição.
Para Executores: São profissionais mais dinâmicos, que costumam realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Não ficam intimidados no momento do feedback, entretanto, é preciso desafiá-los a serem melhores, a se doarem mais, para prender a sua atenção. Seja objetivo em suas observações.
Para Planejadores: Trabalham bem em equipe, têm foco e são empáticos. Anseiam pelo feedback, para saber como estão se saindo em suas tarefas. Para estimular um planejador é preciso que o gestor mostre que sabe que ele é capaz de se superar.
Conclusão
A cultura de feedback deve ser como uma filosofia que contribui para o sucesso no longo prazo. Criar um ambiente onde as vozes são ouvidas, as melhorias são valorizadas e o desenvolvimento é constante é fundamental para o crescimento sustentável.
Por fim, reconhecemos que isso é, como o próprio nome já diz, uma cultura e exige dedicação e paciência até que seja aceita por todos.