É comum ouvirmos que religião não se discute em alguns lugares. Porém é indiscutível que o lado espiritual também influencia no dia a dia pessoal e no ambiente de trabalho.
Mas como fazer isso? A resposta está na Capelania Corporativa e o cuidado espiritual nas empresas. Continue a leitura e veja como é possível aplicar no seu negócio.
Conceito
A Capelania Corporativa ou Capelania Empresarial é um conceito aplicado em grandes corporações como Coca-Cola, Tyson Foods, Wall Mart, Johnson & Johnson, General Motors, entre outras, para cuidar da questão espiritual dos colaboradores.
O seu propósito é ser um instrumento de apoio emocional e espiritual dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Através da capelania, as questões pessoais podem ser interpretadas por profissionais atentos, focados na solidariedade e inteligência empática.
Dessa forma, busca-se acolher, confortar, consolar e orientar os funcionários, que necessitem de uma mão amiga em seus momentos de angústia e aflição.
A realidade
Existe uma realidade muitas vezes esquecidas na correria diária. Os funcionários carregam seus problemas pessoais e aflições para dentro das organizações.
Simplesmente não há como deixar do lado de fora da empresa. É se enganar, pensar que as pessoas podem simplesmente esquecer suas questões mais íntimas, quando passam pela porta.
Essa carga de problemas pessoais no ambiente de trabalho tem desdobramentos perigosos. Podem levar a redução da produtividade, ao comprometimento da saúde mental e física, elevando o absenteísmo, resultando em um clima de trabalho ruim.
Isso sem falarmos em Burnout, ansiedade, estresse e depressão, que agora, oficialmente, são doenças do trabalho.
A questão financeira
Crises econômicas, acontecem em ciclos, e afetam os colaboradores não apenas financeiramente, mas também no seu emocional e bem-estar. Mesmo em tempos de economia saudável, o ritmo acelerado, as pressões profissionais e as distrações pessoais criam condições para que muitos funcionários tenham dificuldades em equilibrar a parte emocional com a financeira.
Grande parte das pessoas tentam dar conta de todas as suas obrigações e, por conta disto, frequentemente ficam sobrecarregados e exaustas. A falta de uma válvula de escape em suas vidas, normalmente demonstra a falta de um suporte adequado para enfrentar os desafios do dia a dia.
A Capelania Corporativa chega para lidar com essas questões. Ela cria um ambiente de trabalho que reconhece as amplas necessidades dos funcionários. Isso é feito através de programas de apoio, além de atividades que promovam a saúde mental e o equilíbrio entre sua vida profissional e social.
Ela não impõe crenças religiosas aos funcionários, ao contrário, oferece um ambiente seguro de acolhimento, independentemente da suas crenças e valores. Seu objetivo é proporcionar ferramentas que ajudem os funcionários a lidar com suas dificuldades pessoais de forma construtiva.
Benefícios da Capelania Corporativa
As corporações estão cada vez mais sensíveis e propensas a cuidar de seu maior e melhor patrimônio, que é a sua força de trabalho, com benefícios que contribuam para o seu bem-estar físico e mental.
E o bem-estar espiritual deve fazer parte dessas atividades cotidianas. Afinal, devemos lembrar que o colaborador passa a maior parte do seu dia a serviço da empresa.
Por isso, a implementação da Capelania Corporativa traz diversos benefícios:
- Melhoria do bem-estar
- Redução do absenteísmo;
- Fortalecimento do clima organizacional;
- Aumento da lealdade dos funcionários;
- Maior produtividade.
6 orientações para implantar a capelania
1. Conhecendo a equipe
Não se deve impor a capelania, mas sim entender e conhecer a diversidade espiritual da equipe.
O RH pode realizar uma pesquisa, a fim de conhecer as crenças religiosas e espirituais. Pode até mesmo ser anônima.
O objetivo aqui é verificar as diferenças e perspectivas e assim seguir a implantação de forma a ter um ambiente harmônico e inclusivo.
2. Capelães
Nesse ponto é importante definir se haverá a presença de capelães, que são pessoas preparadas para lidar com as questões espirituais.
Há empresas que optam por ter líderes preparados em cursos na área espiritual e religiosa. O mais importante é que os responsáveis tenham empatia, sensibilidade e saibam lidar com os casos que surgirão.
3. Conduta
Na capelania é necessário ter uma conduta clara e políticas bem definidas sobre a atuação dos líderes ou capelães.
Deve-se ter a certeza da discrição, da não discriminação religiosa e não impor vontades.
4. Comunicação educativa
Informe sobre a capelania, de forma clara e transparente. É natural que no início haja resistência, desconfiança, porém com ações educativas aos poucos é possível mostrar seus benefícios.
Lembre-se também de estarem abertos a esclarecer dúvidas e promover a conscientização.
5. Espaço reservado
Se possível reserve um ambiente para a capelania. Uma sala, um auditório e até mesmo uma área aberta que promova encontros para reflexão, oração, meditação.
6. Avaliação
Mas e os resultados da capelania? Podem e devem ser feitos periodicamente, por meio de pesquisas, conversas e do retorno da equipe.
Conclusão
Você leu aí que a Capelania Corporativa oferece apoio no sentido de melhorar o bem-estar dos funcionários, reconhecendo que suas vidas pessoais não podem ser separadas de suas vidas profissionais.
É uma resposta inovadora aos desafios diários que os funcionários enfrentam em um mundo de pressões e distrações constantes.
Implementá-la pode ser uma estratégia inteligente para melhorar a produtividade, a satisfação e a saúde geral da organização. Pense nisso!