Pesquisa de clima: entenda a importância para a empresa

Qual é o sonho da maioria dos empresários? Ter um negócio consolidado no mercado e com muitos clientes. Porém muitas vezes esquecem do principal: os clientes internos. Sim, os colaboradores.

No cenário em que este público não está entre as prioridades do negócio é comum que o clima também não seja dos melhores. É assim que muitos negócios não crescem e há um alto índice de rotatividade.

Continue a leitura e entenda a importância da Pesquisa de Clima Organizacional para virar a chave dos negócios.

O que acontece na empresa

Leia as falas abaixo e reflita se você já ouviu algo parecido.

– É sério que precisa fazer esse procedimento todo dia? Pra quê? Podiam ao menos explicar.  

– Nem fala, miga. Doida pra ir embora dessa empresa. Eles não explicam nada direito. Ficamos igual robô, só repetindo. Nem dou mais ideias, não reconhecem.

– Você viu quem foi promovida? Aff, nem tem competência. E dizem que tem um tal de plano de crescimento. Estou concluindo a graduação em logística, será que tem valor?

– Meta, meta e valorização que é bom, nada.

– Entrei pra esse estágio pensando que ia aprender, mas estou é ensinando um monte de gente que nem sabe usar o computador. E faço serviço de gente que só sabe conversar.

– É um tal de gente falando mal daqui e dali que no final do dia estou só o pó. Já vou enviar currículo pra outro lugar.

Essas conversas retratam um pouco do que acontece diariamente em muitas organizações. Observe que em todas elas há uma crítica sobre como os procedimentos acontecem e como esses colaboradores enxergam tudo isso.

É nesse cenário, ou mesmo antes dele se instalar, que a Pesquisa de Clima Organizacional mostra a sua importância.

Muito mais do que um simples questionário enviado aos colaboradores, a pesquisa é um instrumento estratégico que permite às empresas:

  • Avaliarem o ambiente interno;
  • Identificarem pontos de melhoria;
  • Promoverem a cultura organizacional;
  • E o mais importante:  ouvir e compreender como os funcionários se sentem em relação ao ambiente de trabalho, às lideranças, às políticas da empresa e às oportunidades de crescimento.

Benefícios

Os benefícios de uma pesquisa de clima bem conduzida são inúmeros. Listamos alguns deles.

  • Fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas;
  • Contribuir para o aumento da produtividade;
  • Reduzir a rotatividade de funcionários;
  • Elevar a atração de talentos;
  • Aperfeiçoar a comunicação interna.

Ao agir com base nos resultados obtidos na pesquisa, as empresas podem promover um ambiente de trabalho mais saudável e motivador para seus colaboradores.

Um exemplo de como a pesquisa pode mudar a visão dos gestores sobre a sua equipe e orientar na implementação de mudanças significativas aconteceu na Marmoraria Pedra Bonita, há mais de 40 anos no mercado.

Segundo o diretor Comercial, Pedro Henrique Gonçalves, que é também filho do fundador, já havia diversos processos prontos, mas nenhum era colocado em prática. Diante desse cenário, o que se via era uma rotatividade e insatisfação dos colaboradores.

“Nós contratamos a consultoria completa do Grupo Educavix, incluindo a Pesquisa de Clima Organizacional, e viramos a chave. Colocamos em prática as ações que nós precisávamos para que pudéssemos crescer como empresa e com uma equipe satisfeita. E já notamos a diferença.”, relata Pedro.

Aplicação da pesquisa

A condução da pesquisa de clima pode variar de acordo com as características e necessidades de cada empresa. Em sua essência, ela envolve a elaboração de um questionário que abordam diferentes aspectos do ambiente de trabalho.

Essas perguntas podem ser de múltipla escolha, abertas ou em escala Likert – é o modelo usado em pesquisas de opinião e de satisfação de clientes -, e o objetivo é sempre o mesmo: coletar informações relevantes sobre o clima organizacional.

Uma vez coletados os dados, faz-se a interpretação por meio de ferramentas como nuvens de palavras e gráficos, que podem ser úteis nesse processo, facilitando a identificação de padrões e tendências.

Além disso, é importante envolver os gestores e líderes de equipe na análise dos resultados, a fim de garantir que as ações a serem tomadas estejam alinhadas com as necessidades identificadas pelos colaboradores.

Melhorias

Com os resultados da pesquisa de clima, é hora de agir. O que será feito e como serão implementadas as mudanças e melhorias?

Essa é a fase que envolve mais atenção, pois precisa estar alinhado à cultura organizacional, ou seja, não é só o que o funcionário pensa, mas o que a empresa deseja.

Vamos falar que é como um casamento. São pessoas diferentes que se unem em torno de um único objetivo – no casamento é constituir uma família, já na empresa é ter clientes satisfeitos e rentáveis. E para isso, um precisa do outro (marido/mulher ou empresa/colaborador), portanto precisam olhar para o mesmo ponto focal para dar certo. 

Isso pode envolver desde ajustes nas políticas internas até programas de desenvolvimento de lideranças e ações de reconhecimento e valorização dos colaboradores. Como foi o caso da Pedra Bonita citado anteriormente.

O papel da liderança

A participação e o engajamento da liderança são fundamentais para o sucesso da pesquisa.

Os líderes devem estar dispostos a ouvir os feedbacks dos colaboradores de forma aberta e receptiva, e a tomar medidas concretas para promover as mudanças necessárias.

Além disso, cabe aos líderes comunicar de forma transparente os resultados da pesquisa e os planos de ação a serem implementados.

Nesse ponto é de extrema necessidade lembrar que feedbacks não são voltados para o lado pessoal, mas sim para os negócios, é totalmente profissional.

Conte com a Educavix para fazer a sua Pesquisa de Clima

Agora que você já sabe sobre como a pesquisa de clima influencia nos negócios, chegou a hora de ver como o Grupo Educavix orienta nesse e em diversos outros pontos importantes relacionados aos Recursos Humanos.

Além do Recrutamento e Seleção realizamos Consultoria completa para a sua empresa.

Com nossa experiência de atendimento em 15 estados e com mais de 3 mil vagas realizadas pelo Brasil e no exterior, unimos ferramentas, metodologia e o principal, pessoas capacitadas para te auxiliar em todo o processo.

A diferença de ter uma consultoria externa é a garantia de que não haverá visões e resultados irreais. Será a análise isenta para dentro do seu negócio para colocar sua empresa no rumo certo.

E a Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta poderosa para promover a melhoria contínua do ambiente de trabalho e impulsionar o desempenho da empresa.

Agende um horário e venha conhecer mais sobre a Consultoria do Grupo Educavix.

Você precisa de ajuda?

Entre em contato conosco agora!

Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

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