É nesta época do ano que a maioria das empresas realiza o planejamento estratégico para os próximos 12 meses e em todos os setores da organização. Independente do porte de sua empresa – pequena, média ou grande – é preciso traçar as metas e que ações serão realizadas para atingi-las.
E entre as áreas que merecem atenção está a de Recursos Humanos. De um estagiário a milhares de funcionários, são pessoas que dão vida a qualquer negócio. Por isso, nós te perguntamos: qual seu foco no próximo ano?
– Como foi esse ano?
– Com base nas perspectivas futuras vamos ampliar o número de colaboradores, realizar substituições?
– Como incentivar a equipe?
– Ações socioeducativas estarão no nosso planejamento?
– As estratégias estão alinhadas com o planejamento geral da companhia?
São muitos os questionamentos que o planejamento ajuda a responder.
Eficiência + talento
Ao nos depararmos com o planejamento estratégico, muito mais do que apenas pensar em números é preciso pensar nas pessoas. Nesse ponto, o departamento de Recursos Humanos é a peça motriz da organização.
Afinal, qualquer empresa pode investir em tecnologias, ferramentas de gestão, mas sem o capital humano, não consegue ir em frente. É preciso ter a união dos talentos direcionados para a eficiência e o resultado.
Para que tudo isso realmente saia do papel e se torne algo real é necessário que o planejamento aconteça em etapas. Assim, criamos um modelo que pode te ajudar. Confira:
Etapa 1 – Objetivos organizacionais
O planejamento do RH deve estar alinhado com a estratégia geral do negócio.
Se entre os objetivos constar, por exemplo, dobrar o faturamento é preciso avaliar a contratação de novos funcionários para departamentos estratégicos.
Etapa 2 – Objetivos do RH
Uma análise detalhada de pelo menos dos dois últimos anos ajudará a fazer um balanço do que deu certo e o que deu errado. Assim será mais fácil traçar o caminho e objetivos do RH, sem esquecer da visão geral da corporação. E o que não pode faltar:
– Plano de carreira oferecido pela empresa
– Pesquisa de clima organizacional ajuda a identificar onde a empresa precisa melhorar, engaja equipe e reduz a rotatividade
– Plano de comunicação interna
– Plano de aumento da produtividade
– Atração e retenção de novos talentos
Etapa 3 – Orçamento
Quanto custa contratar e demitir na sua empresa? E como são geridos os recursos financeiros para colaboradores de férias, para treinamentos e promoções?
Lembre-se que ter funcionários requer investimentos, desde as obrigatoriedades da lei até mesmo um aporte diferenciado para reter talentos. Portanto, o RH deve ter essa informação que contribui para a visão dos gastos ao longo do ano.
Dois dos maiores custos são o de recrutamento e seleção e o de turnover. Geralmente, o primeiro é um “custo oculto”, pois envolve toda a organização sem que percebam quanto tempo estão investindo no processo. O segundo precisa ser mensurado para saber o percentual de culpa da empresa, pois o restante são variáveis fora do controle, como mudança, falecimento ou propostas melhores.
Etapa 4 – Captação e retenção de talentos
Esse é um desafio para todas as empresas. A captação e retenção de talentos não é uma tarefa fácil, daí a importância da utilização de empresas especializadas para dar suporte na busca por talentos.
Etapa 5 – Mão na massa
Planejamento realizado, tudo lindo na teoria. Mas é preciso pensar na estratégia funcionando no dia a dia. Uma proposta é ter uma reunião mensal a fim de saber se o planejamento está realmente sendo cumprido e, principalmente, se há necessidade de alguma alteração.
Sim, o planejamento é mutável. Nada precisa ser engessado. Caso contrário a frustração e a desmotivação da equipe podem ser desastrosos para a empresa. Um colaborador satisfeito determina a relação que ele terá com o seu local de trabalho. E a sua satisfação está diretamente ligada com os seus objetivos pessoais e profissionais. Assim no futuro ele terá orgulho de dizer e inserir no currículo que fez parte da sua organização.
Desta forma, a equipe de RH deve manter:
– Programas de treinamento de lideranças e capacitações profissionais para colaboradores;
– Constante feedback sobre o desempenho;
– Realização de pesquisas internas de satisfação;
– Melhoria da comunicação interna.
Agora que você já sabe por que o planejamento estratégico é primordial para empresas de todos os portes e como fazer, é colocar a mão na massa. Sempre lembrando que por trás das máquinas, ferramentas, balcão… tem gente.
E se tem gente, tem a Educavix! Fez sentido para você? Conte com nossa expertise para dar suporte para sua empresa.