Sabe quando você decide viajar para aquele paraíso, porém descobre no caminho que o seu carro não é o adequado para enfrentar a estrada cheia de ‘crateras’? O que seria a viagem dos sonhos se torna um pesadelo.
Pois é, isso também acontece nas empresas quando elas não param para avaliar como está o caminho e o carro que possuem para chegar onde almejaram.
Foi para orientar empresários que também estão perdidos nessa estrada, que a KLM desenvolveu o Diagnóstico 360º.
Essa ferramenta permite uma análise abrangente de áreas essenciais da sua empresa, identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e muito mais.
“Ao analisar todos os dados, a ferramenta traçará uma visão detalhada da estrada que a sua empresa está percorrendo, com o carro que você tem”, explica a especialista em gestão de projetos, processos e melhoria contínua da KLM Consultoria, Marcelah Caetano.
Então, vamos traçar esse caminho com o veículo certo? Continua a leitura e veja que isso é possível.
Perspectiva
Pense no que é ir de Manaus a São Paulo a bordo de um carro sem ar-condicionado, direção elétrica. Visualizou o quadro?
Agora imagine esse mesmo trajeto feito em um veículo com tração nas 4 rodas, ar-condicionado, direção elétrica, câmbio automático, sensor de faixa e frenagem autônoma. Outra sensação não é mesmo?
Todos chegarão ao seu destino, mas naturalmente, o veículo com mais dispositivos fará esse trajeto muito melhor e você, motorista/empresário, e os passageiros/colaboradores estarão mais felizes nessa jornada.
Parece estranho, mas podemos fazer um paralelo desse trajeto e dos veículos utilizados, com as situações que vivemos dentro das empresas.
Marcelah diz que o ponto de partida, o caminho e a chegada, nos apresentam um panorama de como estão os setores, qual tipo de gestão ou não gestão e, principalmente, os processos necessários.
“A partir daí, nós conseguimos definir o ponto de partida para se chegar a algum lugar. Quando não se tem um diagnóstico completo, observamos que a rota acaba sendo diferente. Sem diagnóstico, o planejamento não funciona”, ressalta.
Como consequência, vê-se que o trabalho pode se tornar um retrabalho, por falta de informações ou por serem inverídicas. Com o diagnóstico e a consultoria, o empresário e outros colaboradores envolvidos têm uma imagem mais apurada e sabem o caminho a percorrer. “Às vezes basta acertar um ou outro setor”, lembra a consultora.”
No Diagnóstico 360, quatro pontos principais são avaliados.
1 – Coleta de Dados
São as informações detalhadas sobre as áreas-chave da empresa, incluindo processos, recursos e resultados. Tudo é avaliado e revisado, buscando encontrar as melhores opções para deixar a empresa e equipes trabalhando como um relógio.
2- Análise SWOT 360°
Aplicação da metodologia SWOT para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de forma abrangente. Esse diagnóstico é importante para que se possa traçar estratégias e objetivos claros que sejam entendidos e “comprados” pela equipe.
3- Relatório Estratégico
Elaboração do relatório claro com insights e recomendações para melhorar a performance organizacional. Nele tem-se uma fotografia da realidade da empresa e proposta do que pode ser feito para que se desenvolva e se destaque no mercado.
4 – Ações de Melhoria
Definimos um plano de ação estratégico para implementar mudanças e otimizar os resultados empresariais. Neste plano ficam detalhadas as intervenções que deverão ser implementadas.
Além destes pontos que são verificados de forma aprofundada, a KLM oferece ainda outras ferramentas que podem complementar o diagnóstico e trazer uma maior eficácia para as ações a serem desenvolvidas. São elas:
– Pesquisa de clima;
– Plano de cargos e salários;
– Mapeamento comportamental;
– Estruturação de setores;
– Mapeamento de processos.
Entre as diversas empresas atendidas, Marcelah lembra casos de quem chegou trazendo problemas no RH, porém o diagnóstico apontou outras áreas precisavam de atenção nos processos. Ao fazer isso, automaticamente, o RH também foi resolvido.
Ela lembra que 90% dos problemas das empresas estão relacionados a processos. “O mais importante no diagnóstico é realmente saber o que de fato precisa ser feito e onde se deseja chegar. Isso é importante para que o dono da empresa tenha a noção visual de como estão os negócios”, enfatiza.
Mão na massa
O diagnóstico pode ser feito por empresas de todos os portes, porém quanto mais bem definidos os setores mais fáceis ficam de se ter essa visão 360.
E ao contrário do que muitos pensam, esse diagnóstico poderá ser feito até mesmo em uma reunião online. Após isso, o resultado final é entregue em cerca de 7 dias.
No diagnóstico, os gestores terão além do resultado, planos de ação macro. A partir daí, a KLM poderá entrar com sua expertise para a consultoria e assim colocar a mão na massa junto com os gestores.
Que tal começar esse diagnóstico agora? Converse com nossa equipe e descubra que essa estrada te levará ao paraíso.