Como criar bons hábitos e melhorar sua vida pessoal e profissional

Hábito é algo que se pratica de forma rotineira e que, portanto, se torna automático. Lendo assim parece algo simples, correto? E é. 

No entanto, mudar ou formar novos hábitos é como a construção de uma edificação, ou seja, uma etapa de cada vez. 

Nesse artigo, nós reunimos formas para criar bons hábitos e melhorar sua vida pessoal e profissional. Continue a leitura para não perder o hábito.

Hábitos atômicos

O escritor James Clear, em seu best-seller “Hábitos Atômicos”, oferece uma visão esclarecedora sobre como os hábitos moldam nossas vidas e como podemos transformá-los para alcançar nossos objetivos.

Ele mesmo precisou exercitar dia após dia, pequenos hábitos para se recuperar de um grave acidente que quase tirou sua vida. 

Ao longo do livro, o autor nos ensina como foi incorporando os hábitos de forma “empilhável” e como a qualidade dos hábitos influencia no sucesso ou no fracasso. 

Aliás é importante destacar que o atômico utilizado por Clear, se refere a “uma quantidade extremamente pequena de uma coisa”. 

Por isso, você verá que o termo pequeno e pequena aparece diversas vezes ao longo desse artigo e no livro. 

4 leis

Segundo o autor, a partir daí temos quatro leis de mudança de comportamento que evoluem a partir dos passos. 

1ª Lei: Torne-o claro 

O que você deseja que se torne um hábito, depende de estratégias e de ser específico. 

Assim, se deseja alcançar, por exemplo, melhores resultados na empresa, precisará definir as intenções de implementação e empilhamento de hábitos. 

Dessa forma haverá estímulos claros para os hábitos, com um plano claro para quando e onde agir. 

Ex.: Todas às segundas-feiras, às 9 horas, farei uma pausa de 10 minutos para uma conversa com os funcionários do setor Financeiro e verificar quais ações estão sendo implementadas para atrair mais clientes para a loja. 

2ª Lei: Torne-o atraente 

Quanto mais atraente é uma oportunidade, mais provável que se torne criadora de hábito. Imagine a oportunidade de tirar férias e aproveitar o pacote de viagens em um resort com tudo pago pela empresa ao bater as metas de vendas?

Hábitos são um ciclo de feedback acionado por dopamina. Quando a dopamina aumenta, também aumenta nossa motivação para agir. 

E, naturalmente, quanto maior a antecipação de uma recompensa, maior é o pico de dopamina.  Por isso, empacotar uma tentação é uma maneira de tornar o hábito mais atraente. 

3ª Lei: Torne-o fácil 

Crie o hábito e repita-o. Não precisa ser perfeito, precisa ser feito. 

Tudo isso se junta em movimento e ação. O movimento é quando planejamos, criamos a estratégia e aprendemos. Já a ação é o comportamento para gerar resultado. 

Por exemplo: a empresa reuniu seus diretores para o planejamento de vendas para o próximo mês. Isso foi um movimento. 

Logo após o planejamento ficar pronto, os diretores dividiram as tarefas para as equipes que começaram as ações.

Nesse tópico, um segredo está em fazer as ações de forma rápida. 

Clear apresenta a regra dos 2 minutos, que sugere que devemos começar qualquer nova atividade com uma versão que leve menos de dois minutos para realizar. Isso ajuda a superar a procrastinação e a criar um impulso inicial para formar novos hábitos.

4ª Lei: Torne-o satisfatório

O sentimento de sucesso é um sinal de que seu hábito e o trabalho valeram a pena. No começo, você precisa de um motivo para permanecer no caminho certo. É por isso, que as recompensas imediatas dão o ânimo que precisamos. 

Olhando para dentro das organizações, vemos que isso é possível. Se a loja X bateu a meta de vendas, recompense imediatamente a equipe. 

Na vida pessoal, se o hábito era fazer exercícios todos os dias da semana às 6h e você fez isso, recompense-se. 

De grão em grão…

Os pequenos hábitos podem ser comparados ao velho ditado popular. De grão em grão, a galinha enche o papo. 

Cada novo hábito, por menor que seja repetido diversas vezes, e mesmo que não seja perfeito, faz a transformação. 

Daí, a melhoria contínua e um análise do sistema que adota para ver os resultados. Às vezes será preciso parar e rever como está fazendo o movimento e a ação. 

Nosso cérebro está pronto para as mudanças. Por isso é tão importante avaliar periodicamente os nossos hábitos e crenças. Não tenha medo de refletir, revisar e mudar quem você é.  Veja isso a partir de um novo olhar. 

Por fim, lembramos que os novos hábitos podem e devem ser implementados na vida e nos negócios. Pequenas melhorias consistentes ao longo do tempo podem levar a resultados significativos a longo prazo.

Aproveite e adquira o hábito de ler todas as segundas-feiras, a newsletter que enviamos por e-mail e fique por dentro de assuntos importantes para todas as empresas. 

Você precisa de ajuda?

Entre em contato conosco agora!

Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

Curtiu o post? Compartilhe 👇

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram