Qual é o seu hobby, em português podemos chamar de passatempo preferido?
Já está comprovado: as pessoas que aproveitam o tempo livre para uma atividade que lhe dá prazer são mais felizes e produtivas.
E as organizações já estão percebendo os benefícios de incentivar seus colaboradores. Confira como hobbies podem melhorar os resultados da sua empresa.
O que é um hobby
Em um mundo cada vez mais acelerado, encontrar um momento para si mesmo não é um luxo, é uma necessidade para a saúde mental e física.
Um hobby é qualquer atividade que você faz no tempo livre por puro prazer, sem um objetivo final necessariamente traçado.
Pode ser tocar um instrumento, praticar um esporte, cozinhar, dançar, desenhar, cuidar das plantas, entre tantos outros. O importante é que essa atividade traga satisfação e ajude a desconectar das obrigações do dia a dia.
“Eu pratico natação no mar e yoga. São os meus momentos de conexão comigo mesma, onde autorregulo o estresse e me observo, além de sentir a conexão com a natureza. Claramente, nos dias em que pratico, o meu rendimento é outro. Fico com a cabeça fresca para desenvolver meu trabalho, meu humor para conversar com os clientes é leve, e até os problemas que chegam eu consigo lidar de maneira assertiva”, revela a Head Comercial do Grupo Educavix, Larissa Zago Barbosa.
Benefícios
Estudos comprovam que dedicar tempo a uma atividade prazerosa ajuda a:
1. Redução do estresse e ansiedade
Hobbies funcionam como uma válvula de escape do cotidiano agitado. Quando você se envolve em uma atividade prazerosa, seu cérebro libera dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Isso ajuda a combater o cortisol, hormônio ligado ao estresse.
2. Melhora da qualidade do sono
Ao reduzir os níveis de estresse e ansiedade, também há uma melhora da qualidade do sono. Dessa forma, as atividades relaxantes, como ler, pintar, meditar ajudam a acalmar a mente antes de dormir, facilitando um descanso mais profundo e reparador.
3. Estímulo à criatividade
Hobbies nos tiram da rotina e ativam partes do nosso cérebro que nem sempre usamos no trabalho. Isso amplia nossa capacidade de resolver problemas e enxergar situações por novas perspectivas. Profissionais criativos são mais inovadores e eficientes, um diferencial para qualquer empresa.
4. Aumento da motivação
Fazer algo que você ama renova as energias e dá mais disposição para enfrentar desafios diários. Quando dedicamos tempo a um hobby, recarregamos as baterias mentais e voltamos ao trabalho mais motivados e focados.
5. Melhora do desempenho profissional
Funcionários que praticam hobbies têm melhor capacidade de concentração, mais criatividade e menos chances de sofrer burnout. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.
Nossa experiência
Adepta da canoa havaiana, Luciana Roberty, CEO do Grupo Educavix, lembra que a empresa adotou uma política de incentivo à prática do hobby. “Observamos o quanto isso contribui para um equilíbrio na vida pessoal e profissional. Para alguns pode ser o despertar de um talento. Muitas vezes estamos tão no automático que esquecemos o quanto isso faz bem. Não deve ser uma obrigação e sim um prazer”.
Ela lembra que praticar um hobby não é equivalente a implementar salas de descompressão e dinâmicas em grupo. O colaborador precisa estar voltado para ele mesmo, em um momento de se desconectar de fato do trabalho e se conectar a si mesmo e ao que gosta de fazer.
Em sua experiência, Larissa avalia como importante esse incentivo por parte da empresa e alerta. “Cuidado para não invadir o espaço daquela atividade, para que o indivíduo não se sinta observado neste momento de desconexão com o trabalho e conexão consigo”.
Incentivo
Se você acredita que o seu colaborador não tem tempo para um hobby, experimente incentivá-lo a organizar sua rotina para encaixar pequenos momentos de lazer.
- Estimule a organização do tempo para uma atividade que lhe dê prazer.
- Encoraje a experimentar novos passatempos até encontrar um que realmente o envolva.
- Instigue a transformar momentos comuns do dia em oportunidades para o lazer, como ouvir um podcast interessante enquanto dirige ou cozinhar ouvindo música.
- Organize um encontro pós trabalho, até nos finais de semana, para conhecer algo novo, como um curso de pintura, bordado, aulas com instrumentos musicais etc.
Por fim, lembre-se que essa ação incentiva seus colaboradores a encontrarem tempo para atividades prazerosas todos colhem os benefícios, inclusive de um time mais feliz, criativo e produtivo.