Vamos começar com uma pergunta: você se candidataria a uma vaga de trabalho na sua empresa?
Sabemos que a sua resposta pode ser suspeita, mas imagine-se no lugar dos seus colaboradores. Difícil ou fácil? É aí que entra a pesquisa de clima.
Continue a leitura e entenda como essa ferramenta mostra a realidade sob o ponto de vista da sua equipe.
Olhar para dentro
No dia a dia é normal nos preocuparmos com os processos para atender aos nossos clientes, porém negligencia-se quem está por trás do balcão. E logo, aquele novo trabalhador ou um funcionário de muitos anos, pede conta e tem início uma rotatividade que impacta o faturamento e até o crescimento dos negócios.
O caminho para reverter esse cenário é olhar para dentro. É aqui que entra a pesquisa de clima, capaz de identificar áreas de melhoria, o que está dando certo, errado e assim criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
Entre os resultados apontados na pesquisa, podemos vislumbrar:
– Identificação das barreiras de desempenho;
– Avaliação da probabilidade de gerar ideias inovadoras;
-Como está a cultura organizacional;
– Avaliação do bem-estar e saúde mental dos colaboradores;
– Canais de comunicação entre a empresa e equipe.
E para se chegar a esse cenário é preciso fazer o dever de casa e ver como estão esses pontos:
– Políticas da empresa: existem e estão sendo comunicadas?
– Processos internos: estão bem estruturados e os colaboradores conhecem?
– Cultura corporativa: os valores estão difundidos entre todos?
– Liderança: a equipe sabe quem é líder e são motivados para a liderança?
– Relacionamento entre as equipes: a hierarquia e os processos estão impactando essa relação?
– Comunicação: está clara para todos – do operacional à diretoria?
– Reconhecimento: organograma claro e oportunidades de crescimento?
Nossa pesquisa de clima
Esta é uma das ferramentas que o Grupo Educavix utiliza nas suas consultorias. Esta estratégia tem alavancado a consolidação e o desenvolvimento de diversas empresas que buscaram a nossa parceria.
E uma pesquisa de clima pode ser:
– Preventiva: é utilizada para se detectar, como o próprio nome diz, preventivamente, os pontos que necessitam de melhoria na empresa.
– Reativa: é utilizada quando o ‘leite já está derramado’ e existe uma questão a ser resolvida. Ela vai demonstrar caminhos a serem seguidos para a solução das questões encontradas.
Um case nosso aconteceu com uma empresa familiar com mais de 40 anos de mercado. Um dos sucessores do fundador tinha uma visão de que algo não estava bem, pois havia uma grande rotatividade e falta de motivação.
Ao aplicarmos a pesquisa de clima, descobrimos os pontos de divergência e onde precisavam acontecer as melhorias. E acredite, começava no alto escalão, ou seja, nos fundadores.
Não foi um trabalho fácil, afinal quem ‘demite’ os fundadores? Os sucessores foram implantando as mudanças necessárias e orientadas e hoje a empresa continua crescendo, agora olhando para dentro.
Faça agora
Aproveite o início desse novo ano e contrate especialistas para realizar a pesquisa e conheça o que a sua equipe, pensa sobre a empresa.