Como implementar e fortalecer a cultura organizacional

“A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto complexo de valores, crenças, comportamentos e práticas que define a maneira como opera e como seus funcionários interagem entre si e com o ambiente externo”

Kleber Alves, sócio fundador do Grupo Educavix e diretor de Expansão e Novos Negócios.

Complexo? Nós vamos te ajudar. Nesse conteúdo, verá que é possível implementar e fortalecer a cultura organizacional da sua empresa. 

A cara do dono

Você viu o conceito do que é a cultura organizacional e acreditamos que esteja agora olhando para o que definiu ou pretende para o seu negócio. 

É natural que no início, essa cultura seja a cara do/da dono/a. Afinal, são os seus conceitos na sua empresa. Entretanto, com o passar do tempo e as interações que começam a se desenvolver com os colaboradores, clientes, parceiros, essa cultura recebe outras influências. 

Assim como o planejamento estratégico, a cultura também não é estática. Isso não quer dizer que ela precisa mudar sempre, mas deve ser revisitada de tempos em tempos. 

Como definir uma cultura organizacional

Para construir uma cultura organizacional, você deve estabelecer três pontos básicos bem conhecidos, mas pouco compreendidos.  São eles: 

  1. Missão: é de forma mais ampla, a razão da existência e deve estar conectada aos propósitos. No Grupo Educavix, a nossa missão é: “Gerar valor para empresas e oportunidades para candidatos por meio de soluções de recursos humanos, de forma ética e com responsabilidade social”.
  2. Visão: É o saber para onde levaremos a nossa empresa. Na visão não é preciso ser definitivo, pois ao longo do tempo podemos ter outras visões do futuro. E veja o nosso exemplo: “Ser um grupo referência no mercado de RH e de Educação”.
  3. Valores: São as condutas essenciais e que mostram o caminho de como vamos seguir com a nossa missão e visão. No Grupo Educavix, definimos assim: 
  • Assertividade – uso de tecnologia para identificar e apresentar o perfil mais adequado para a vaga.
  • Personalização – atender com excelência as necessidades de cada cliente
  • Credibilidade – ética e transparência junto aos clientes, candidatos, colaboradores e fornecedores
  • Humanização – saber ouvir, aprender com os erros e estar em constante evolução.

Em algumas empresas esse tripé está fixado na recepção, sala de treinamentos, refeitórios. Daí, a importância da visibilidade para colaboradores, clientes e todos os stakeholders.  

No entanto, a definição, implementação e manutenção dessa cultura é um desafio. Isso porque o processo deve acontecer de maneira coerente e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

“Muitas vezes, há uma discrepância entre a cultura desejada e a cultura que efetivamente se pratica no dia a dia. Além disso, mudanças na liderança podem desestabilizar a cultura estabelecida, criando desafios adicionais”, explica Kleber.

Diante desse quadro, ele orienta começar com um diagnóstico claro da cultura atual e uma visão bem definida da cultura desejada.

Isso acontece a partir do estabelecimentos de práticas de gestão, como reconhecimento e recompensas, que reforcem os comportamentos alinhados com os valores da empresa. 

“É essencial também envolver todos os níveis da organização nesse processo, garantindo que a liderança esteja comprometida e seja um exemplo da cultura desejada”, enfatiza.

Cultura para atração e retenção de talentos

A partir de uma cultura bem estruturada, a empresa se torna um polo atrativo para os talentos. Bons profissionais, cada vez mais buscam organizações que tenham uma cultura organizacional com a qual se identifiquem. 

Uma cultura forte atrairá profissionais que a compartilham, fazendo com que a sua equipe tenha um perfil mais dinâmico, proativo e alinhado com os mesmos valores e princípios.

E entre os principais pontos que devem estar na cultura organizacional estão: 

Incentivo à inovação: Uma cultura atrativa, está sempre aberta à novas ideias e colaborações da sua equipe. Isso cria dinamismo, novas oportunidades e acaba por proporcionar a condição de lançar novas tendências de mercado.

Para ter esse incentivo sempre à mão, premie novas ideias, promova o uso da boa e velha caixinha de sugestões. Isso faz com que o ambiente se torne criativo, dando à empresa o status de uma organização inovadora. 

Tolerância ao erro: Todos nós sabemos que o erro faz parte dos processos organizacionais. Por isso, é fundamental compreender que errar é humano e, em alguma medida, ele deve ser tolerado. 

É através desse comportamento, inclusive, que grandes corporações alcançam os seus melhores resultados.

Atenção às pessoas: Como se costuma dizer por aí, o maior patrimônio de uma empresa são os seus colaboradores. Então, valorizá-los e ouvi-los é fundamental para o crescimento.

São eles os maiores responsáveis por tornar os objetivos e metas uma realidade. Quando se sentem valorizados, se engajam mais e dão o melhor de si.

Influencia do RH 

Mas para que toda essa cadeira funcione é preciso um RH forte e atuante. Por isso, a cultura influencia e é fundamental nos processos de recrutamento e seleção.

Aliado a isso, é o setor responsável pelo desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas que promovem e sustentam esses valores. 

Isso é o que faz o Grupo Educavix, nos processos de seleção. Junto ao cliente definem o perfil desejado dos candidatos em sintonia com a cultura da organização. 

“Buscamos ser um parceiro estratégico para empresas que procuram desenvolver ou aprimorar sua cultura organizacional. Oferecemos consultoria especializada para ajudar na definição, implementação e manutenção de uma cultura organizacional alinhada aos objetivos estratégicos. Além de treinamentos e workshops para lideranças e equipes, focados em práticas de gestão que promovem uma cultura organizacional saudável e produtiva”, destaca Kleber Alves.

Ele lembra ainda que uma cultura forte ajuda a escolher o perfil mais adequado para cada vaga. O resultado disso é a maior satisfação, motivação do colaborador, fazendo com que permaneça na empresa, diminuindo o turnover.

Por outro lado, reforçamos o que já dissemos no início desse artigo, a cultura organizacional tem influência direta no posicionamento de mercado da empresa. Afinal, todos querem trabalhar em organizações bem-sucedidas e que estão no top of mind dos consumidores. 

Isso ajuda a atrair novos profissionais. Com isso, os processos de recrutamento e seleção acabam por se tornar mais efetivo, trazendo resultados e uma experiência positiva para todos os envolvidos.

Benefícios de uma cultura organizacional forte

Maior engajamento: Quando os valores e os comportamentos esperados de cada profissional são colocados de forma clara, e a cultura valoriza seu capital humano, eles se sentem mais inspirados em contribuir e mais propensos a reproduzi-la, mesmo quando estiverem fora dela. 

Uma pesquisa da Gallup constatou que empresas com alta cultura de engajamento apresentam 21% maior produtividade e 22% maior lucratividade.

Retenção de talentos: Um dos custos que mais preocupam o empresário hoje, está relacionado com o processo de recrutamento. Isso porque, envolve não apenas o recrutamento em si, mas também admissão, treinamento, e uma queda pontual de produtividade.

Uma cultura forte evita essa rotatividade de profissionais e o incremento desses custos. Sem contar que, a satisfação do colaborador, normalmente está relacionada com maior produtividade.

Uma pesquisa da Universidade de Warwick corrobora esta percepção. Nela, os pesquisadores constataram que as organizações que contam com culturas positivas, têm taxas de produtividade 31% maiores e rotatividade de funcionários 125% menor.

Clima organizacional positivo:  A qualidade do ambiente de trabalho é decisiva para a produtividade. E uma cultura organizacional forte torna o clima da empresa mais confortável para a realização das tarefas do dia a dia. 

Ela contribui para a redução da tensão e do estresse, para a liberdade nos debates e diálogos entre as equipes, além de facilitar o relacionamento entre colaboradores e líderes.

É importante lembrar que a cultura organizacional não é estática; ela evolui com o tempo e deve ser continuamente monitorada e ajustada. 

“Portanto, aconselho às empresas que não apenas implementem iniciativas culturais, mas que também estabeleçam métricas de avaliação regular para garantir que a cultura organizacional continue alinhada com as mudanças no ambiente de negócios e nas estratégias da empresa”, finaliza o sócio da Educavix.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cultura organizacional, espalhe esse conhecimento, e siga-nos nas redes sociais.

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Kleber Alves

Sócio Fundador do Grupo Educavix Diretor de Negócios e Expansão

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